Rede E-TEC Brasil/Tocantins

REDE E-TEC BRASIL/TOCANTINS

Lançado em 2007, o sistema Rede e-Tec Brasil visa à oferta de educação profissional e tecnológica a distância na formas concomitante e subsequente e tem o propósito de ampliar e democratizar o acesso a cursos técnicos de nível médio, públicos e gratuitos, em regime de colaboração entre União, estados, Distrito Federal e municípios. Os cursos serão ministrados por instituições públicas.

O MEC é responsável pela assistência financeira na elaboração dos cursos. Aos estados, Distrito Federal e municípios cabe providenciar estrutura, equipamentos, recursos humanos, manutenção das atividades e demais itens necessários para a instituição dos cursos. Essa iniciativa constitui-se em uma das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação e representa um passo importante para a democratização do acesso ao ensino técnico público, através da modalidade de educação a distância, visando levar cursos técnicos a regiões distantes dos grandes centros para a periferia das grandes cidades brasileiras. 

No Tocantins os primeiros cursos foram implantados em agosto de 2009, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins/IFTO, com os Cursos Técnicos em Agroecologia, Informática para internet, Secretariado e Markenting, em seis (6) Polos de apoio presencial, a saber: Araguatins, Araguacema, Cristalândia, Guaraí, Tocantinópolis e Palmas.

A partir de 2014, foram ofertados 02 cursos técnicos – Agronegócio e Aquicultura que tiveram conclusão em 30 de setembro de 2016 e formaram-se 451 técnicos.

Agronegócio em 13 polos de EaD – Alvorada, Araguacema, Araguatins, Colinas, Cristalândia, Dianopolis, Guaraí, Nacional, Natividade, Palmas, Porto Nacional, Pedro Afonso, Taguatinga, Tocantinopolis.

Aquicultura em 06 polos de EaD – Araguacema, Araguatins, Dianópolis, Guaraí, Palmas, Porto Nacional.

CURSO TÉCNICO EM AGRONEGÓCIO

O Curso Técnico de Nível Médio em Agronegócio é uma habilitação vinculada ao Eixo Tecnológico Recursos Naturais que compreende, conforme definido no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, tecnologias relacionadas à produção animal, vegetal, mineral, aquícola e pesqueira.

O curso Técnico em Agronegócio tem como objetivos capacitar o técnico, de forma responsável, proativa, crítica e criativa para:

  • Aplicar técnicas de gestão e de comercialização que visem o aumento da eficiência do mercado agrícola e agroindustrial;
  • Identificar os segmentos das cadeias produtivas do setor agropecuário;
  • Avaliar custos de produção e aspectos econômicos para a comercialização de novos produtos e serviços;
  • Idealizar ações de marketing aplicadas ao agronegócio;
  • Auxiliar a organização e execução de atividades de gestão do negócio rural.

CURSO TÉCNICO EM AQUICULTURA

O objetivo do Curso Técnico em Aquicultura na modalidade a distância é contribuir para o fortalecimento do setor aquícola, através da formação de mão-de-obra qualificada cujas habilidades estarão voltadas à produção e ao gerenciamento das atividades de Aquicultura no estado.

Contribuir, através da profissionalização técnica, para minimizar o desequilíbrio socioeconômico do Estado do Tocantins, por meio da organização e fortalecimento da cadeia produtiva da aquicultura nas regiões Centro, Sul e Sudeste do Tocantins, promovendo o associativismo, a garantia de segurança alimentar e nutricional, a geração de conhecimento, ocupação produtiva e renda, por meio de políticas públicas de inclusão.

Atualmente, mantidos pela SEDUC, a Rede e-Tec Brasil conta com 21 (vinte e um) polos de Educação a Distância nos municípios de: Alvorada,  Araguacema, Araguaçú,  Araguaína, Araguatins, Colinas do Tocantins, Cristalândia, Dianópolis,  Formoso do Araguaía,  Guaraí, Gurupi, Mateiros, Miracema,  Natividade,  Palmas, Paraíso, Palmeirópolis,  Pedro Afonso, Porto Nacional, Taguatinga e Tocantinópolis.

 

ACESSE O SISTEMA DA REDE e-TEC