Perfil da Secretária

Wanessa Zavarese Sechim é servidora de carreira da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). Pedagoga, possui especialização em Planejamento Educacional, além de qualificação profissional pelo Programa de Capacitação em Serviço da Gestão Escolar (Progestão) e curso de Administração Pública Contemporânea pela Educon/Unitins.

Com vasta experiência na área educacional, já passou por todos os setores da educação básica ao ensino superior. Atuou como professora, supervisora escolar, diretora e orientadora pedagógica em instituições de ensino no Estado do Espírito Santo. No Tocantins, ingressou na docência do ensino superior lecionando nos cursos de Pedagogia e Matemática na Fundação Universidade do Tocantins, no Campus de Arraias, no sul do Estado.

Servidora de carreira da Educação tocantinense, foi coordenadora Regional de Ensino / Pedagógico na Diretoria Regional de Educação (DRE) de Dianópolis e nomeada delegada Regional de Ensino de Gurupi (cargo atualmente denominado diretora Regional de Educação). Trabalhou também como assessora de Planejamento da Seduc e foi membro do Conselho Estadual de Educação do Tocantins.

Na área de gestão educacional, foi coordenadora geral de Educação do Campo e diretora substituta da Diretoria de Educação para a Diversidade no Ministério da Educação (MEC). Atuou ainda como membro da Undime no Grupo Permanente de Trabalho (GPT) da Educação do Campo (Secad/MEC). Trabalhou também no Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) como secretária executiva.

No Espírito Santo, foi subsecretária de Estado de Educação Básica e Profissional (Sedu/ES), secretária municipal de Educação de Vila Velha e secretária municipal de Educação, Cultura e Esporte de Nova Venécia. Atuou como presidente da Comissão de Estudo, Acompanhamento e Avaliação da Municipalização de 75 escolas de Ensino Fundamental de Nova Venécia, além de conselheira do Fundef/Fundeb no mesmo município.

Durante o período em que atuou no sudeste brasileiro, foi certificada com o Selo Unicef – Nova Venécia: Município Aprovado. Recebeu, ainda, o Prêmio Secretária Municipal de Destaque e participou da criação do Sistema Municipal de Ensino de Nova Venécia. Com o trabalho desenvolvido junto às equipes de educação do campo do MEC, o resultado foi a assinatura do Decreto nº 7.352, que dispõe sobre a política nacional de educação do campo.