Perfil da Secretária

Secretária de Educação Secretária de Educação - Elias de Oliveira

Wanessa Zavarese Sechim é servidora de carreira da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). Pedagoga, possui especialização em Planejamento Educacional, além de qualificação profissional pelo Programa de Capacitação em Serviço da Gestão Escolar (Progestão) e curso de Administração Pública Contemporânea pela Educon/Unitins.

Com vasta experiência na área educacional, já passou por todos os setores da educação básica ao ensino superior. Atuou como professora, supervisora escolar, diretora e orientadora pedagógica em instituições de ensino no Estado do Espírito Santo. No Tocantins, ingressou na docência do ensino superior lecionando nos cursos de Pedagogia e Matemática na Fundação Universidade do Tocantins, no Campus de Arraias, no sul do Estado.

Servidora de carreira da Educação tocantinense, foi coordenadora Regional de Ensino / Pedagógico na Diretoria Regional de Educação (DRE) de Dianópolis e nomeada delegada Regional de Ensino de Gurupi (cargo atualmente denominado diretora Regional de Educação). Trabalhou também como assessora de Planejamento da Seduc e foi membro do Conselho Estadual de Educação do Tocantins.

Na área de gestão educacional, foi coordenadora geral de Educação do Campo e diretora substituta da Diretoria de Educação para a Diversidade no Ministério da Educação (MEC). Atuou ainda como membro da Undime no Grupo Permanente de Trabalho (GPT) da Educação do Campo (Secad/MEC). Trabalhou também no Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) como secretária executiva.

Em Brasília, atuou no Ministério da Educação (MEC), como Coordenadora Geral da Educação no Campo, Coordenadora do Programa Escola Ativa, Coordenadora do Projovem – Campo Saberes da Terra, Coordenadora de Construção de Escolas do Campo, Coordenadora do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDD-Cam) e diretora substituta da diretorias de Educação e Educação para a Diversidade.

No Espírito Santo, foi subsecretária de Estado de Educação Básica e Profissional (Sedu/ES), secretária municipal de Educação de Vila Velha e secretária municipal de Educação, Cultura e Esporte de Nova Venécia. Atuou como presidente da Comissão de Estudo, Acompanhamento e Avaliação da Municipalização de 75 escolas de Ensino Fundamental de Nova Venécia, além de conselheira do Fundef/Fundeb no mesmo município.

Durante o período em que atuou no sudeste brasileiro, foi certificada com o Selo Unicef – Nova Venécia: Município Aprovado. Recebeu, ainda, o Prêmio Secretária Municipal de Destaque e participou da criação do Sistema Municipal de Ensino de Nova Venécia. Com o trabalho desenvolvido junto às equipes de educação do campo do MEC, o resultado foi a assinatura do Decreto nº 7.352, que dispõe sobre a política nacional de educação do campo.