Notícias

Educadores do Tocantins discutem sobre avaliações das escolas participantes do Prêmio Gestão Escolar

18/09/2015 - Josélia de Lima – Governo do Tocantins

Visando mobilizar as escolas estaduais para a realização das inscrições do Prêmio Gestão Escolar e para o Prêmio Professores do Brasil e, conversar sobre o processo de avaliação, está acontecendo nesta sexta-feira, 18, na Sala de Reuniões da Secretaria da Educação um encontro entre educadores do Tocantins. A reunião será realizada durante todo o dia e estão participando 50 pessoas, entre diretores regionais de Educação, membros dos Comitês Regionais e Estadual do Prêmio e representantes da Undime (União Nacional de Secretários Municipais de Educação).

As escolas tocantinenses que irão participar do Prêmio Professores do Brasil tem até o dia 28 de setembro para registrar a inscrição no sistema, no site www.premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br.

Na abertura da reunião, o superintendente de Desenvolvimento da Educação, Divino Mariosam falou do trabalho que a Seduc Tocantins vem realizando neste ano, como o processo seletivo para diretores escolares, os estudos sobre a base curricular e os processos de avaliação para os Prêmios Gestão Escolar e Professores do Brasil. “Todas essas ações melhoram muito a educação brasileira. A mudança da base curricular é tão importante que mudará a educação no Brasil, os livros didáticos e até a estrutura das escolas”, comentou o professor Divino.

A diretora de Gestão Escolar, Valdete Pagani, lembrou que nas unidades escolares do Estado estão sendo realizadas muitas ações positivas e por isso é necessário divulgar e participar do prêmio.

Luciene Alves Pereira, coordenadora do programa Educadores do Brasil no Tocantins, ressaltou que, nos últimos três anos, o Estado sempre ficou em 1º lugar em número de inscrições. Ela frisou a importância das visitas in loco e dos membros das comissões conhecerem as escolas participantes. “O Tocantins está sendo referência no trabalho realizado com os municípios nessa mobilização e autoavaliação das experiências das escolas, tendo para isso a parceria da Undime”, contou Luciene.

Para participar dos prêmios, as escolas têm que observar a gestão pedagógica tendo como foco a análise de resultados, o planejamento, administração de serviços, os programas e os índices de aprendizagens.

O diretor de Educação de Miracema, Antônio Guedes Ribeiro contou que na regional utilizou os diversos meios de comunicação para mobilizar as escolas, como WhatsApp, comunicado nas reuniões. A DRE de Miracema conta com seis municípios, 16 escolas estaduais e 32 indígenas. “O que repassamos para as escolas é a importância da autoavaliação para se conhecerem, observarem o que precisam melhorar”, disse o professor Guedes.

O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação e está na 9ª edição. O objetivo é reconhecer, divulgar e premiar o trabalho dos professores de escolas públicas.

Fotos: Luis Melchiades