Geuvar Oliveira lança segundo volume da história em quadrinhos Mugambi

12/09/2016 - Núbia Daiana Mota / Governo do Tocantins

O cartunista e servidor da rede estadual de Educação, Geuvar Oliveira, lança o segundo volume da história em quadrinhos (HQ) Mugambi, na próxima terça-feira, 13. O evento acontece às 17 horas, na revistaria Geek no Palmas Shopping.

A segunda edição de Mugambi leva os leitores a uma viagem através do tempo. A história de ficção científica e terror acontece na Ilha do Bananal e em Palmas, e conta a trajetória de um jovem mandado do futuro em missão para buscar a cura para um vírus que iria dizimar a população. Ao chegar, o personagem principal e seus guardiões travam uma batalha contra um animal mutante que está dominando e destruindo os lugares por onde passa.

O projeto da HQ Mugambi foi contemplado pelo Programa de Incentivo à Cultura (Prominc), promovido pela Prefeitura Municipal de Palmas, por meio da Fundação Cultural do município.

Regionalismo

As inspirações tocantinenses estão presentes desde a primeira HQ de Geuvar, lançada em 1997, quando ele chegou ao Tocantins. Intitulada Gira, a revista foi baseada na quantidade de girassóis que havia na cidade na época.

As aventuras da Liga do Cerrado, formada pelos super-heróis Homem Suvaco, Maria Paulada, Jeitosa, Homem Pochete, Homem Pichilinga, Senhor Gambiarra e Caryocal, acontecem na cidade de Pequinópolis, inspirada na capital do Tocantins.

Geuvar também é autor da HQ Viagem ao Centro da Gramática. Ele integra o coletivo de cartunistas e ilustradores Os Cabrones, além de participar do fanzine Nonada.

O quadrinista tem 48 anos e é natural do Maranhão. Ele é graduado em Letras pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e em Teatro pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).