Aluno 06/09/2016 - 10:18 - Antônio Neves e Leila Novais / Governo do Tocantins

Unidades escolares de Araguatins e Gurupi realizam ações para festejar a Semana da Pátria

Em Gurupi, alunos do Centro Educacional Fé e Alegria participaram de ato cívico Em Gurupi, alunos do Centro Educacional Fé e Alegria participaram de ato cívico - Leila Novais / Governo do Tocantins

A Escola Estadual Sampaio, do município de Araguatins, extremo norte do Estado, realiza nesta terça-feira, dia 6, marcha cívica com concentração na sede da unidade de ensino. Cerca de 800 pessoas, entre alunos do ensino fundamental e médio e comunidade, devem participar do ato. Durante o evento, os alunos vão apresentar o tema “Sustentabilidade e Educação”.

A marcha, que percorrerá as principais ruas da cidade, vai ser dividida em blocos e, para chamar a atenção da população, os alunos vão se caracterizar com adereços de acordo com o tema, além de levar mensagens alusivas ao meio ambiente, à educação e à saúde. A comemoração cívica será animada pela Banda Filarmônica Mensageiros do Rei.     

Para a diretora da escola, Sandra Batista, é preciso desenvolver nos alunos o espírito patriótico. “É nosso dever, como educadores, trabalhar essa temática e motivar os alunos para que eles respeitem a nossa pátria”, disse.

Ainda de acordo com a diretora, o termo civismo refere-se a atitudes e comportamentos que, no dia a dia, os cidadãos manifestam na defesa de valores e práticas, reconhecidas como deveres fundamentais para a vida coletiva. Visando preservar a harmonia e o bem-estar de todos.

Gurupi

No sul do Estado, o Centro Educacional Fé e Alegria Paroquial Bernardo Sayão de Gurupi comemora a Semana da Pátria até esta terça, 6 de setembro, com várias atividades envolvendo direção, servidores, professores e alunos. A programação envolve momento ecumênico e palestras, apresentações dos grupos de flauta doce, dança, capoeira e fanfarra da escola, além da Banda de Música da Polícia Militar.

Segundo a professora de História Ana Maria Ivo, esta ação é realizada em culminância ao Projeto Político Pedagógico e tem como objetivo “construir veículos de respeito, partilha, coleguismo e cidadania, além de contribuir para resgate do civismo de forma prazerosa explorando a criatividade da meninada na produção e apresentação de poesias, poemas, paródias, teatro e danças”.

Compartilhe esta notícia