Notícias

Diretorias de Educação multiplicam nova proposta pedagógica entre suas equipes

10/01/2017 - Seleucia Fontes / Governo do Tocantins

A segunda semana do ano tem sido de trabalho intenso para o corpo técnico e educadores da rede estadual de ensino. Após conhecer os detalhes da proposta pedagógica para este ano, os diretores regionais de educação estão repassando para os gestores das unidades escolares todas as mudanças a serem implementadas no ano letivo 2017, que se inicia oficialmente no dia 23 de janeiro.

Na Diretora Regional de Educação de Pedro Afonso, os trabalhos ocorrem nesta terça e na quarta, dias 10 e 11, junto aos diretores e coordenadores pedagógicos das escolas de sete municípios - Bom Jesus do Tocantins, Santa Maria do Tocantins, Centenário, Tupirama, Recursolândia, Itacajá e Pedro Afonso. Segundo a professora Maria Lúcia Pereira dos Santos de Sousa, diretora da DRE, a pauta é composta de orientações pedagógicas e administrativas com foco no aluno e no professor, primando uma educação de qualidade para todos.

“Este é um momento de extrema relevância para a coordenação de um processo educacional onde os educandos e educadores são prioridades. E a Regional, através dos técnicos, está pronta para contribuir diariamente com as unidades escolares, para juntos promovermos a melhoria da educação do nosso Estado”, enfatiza Maria Lúcia.

Para diretora Dilma Josyane Reis de Alencar, da ETI Santa Maria, do município de Santa Maria do Tocantins, é grande a expectativa em receber boas novas. “Que todas as possíveis mudanças de quadro pessoal ou atividades pedagógicas venham de fato fortalecer o fazer pedagógico no âmbito escolar, e assim proporcionar melhorias nos resultados educacionais”, afirma.

Já a coordenadora pedagógica Soraya Dhiba Rocha Pinto, da Escola Estadual Ana Amorim, de Pedro Afonso, aponta que fica evidente o desejo de ver um novo fazer no processo educacional do Estado. “Como uma de minhas responsabilidades dentro da escola é a Educação de Jovens e Adultos (EJA), esta modalidade é meu maior interesse”, revela.

Nesta terça, também deram início ao trabalho de multiplicação das orientações as diretorias de Araguatins, Araguaína, Gurupi, Palmas, Miracema, Guaraí e Dianópolis.

Educadores da DRE de Tocantinópolis também estão reunidos para conhecer as orientações para o desenvolvimento do trabalho neste ano letivo, além de discutir a proposta pedagógica 2017. Para a professora Gizelda Moura, o encontro está sendo esclarecedor. “A retomada de metas previstas no Plano Estadual da Educação, em consonância com as metas das escolas serão um grande norte para o sucesso do processo ensino e aprendizagem”.

As DREs de Arraias, Paraíso e Porto Nacional têm agenda com seus diretores nesta quarta, 11.

Proposta pedagógica

A partir de um estudo realizado pelo corpo técnico pedagógico da Seduc em 2016, ficou estabelecido que os eixos norteadores da Educação em 2017 baseiam-se em um Calendário Letivo Pedagógico mais dinâmico, em estruturas curriculares atualizadas, além de conteúdos alinhados para todas as escolas, níveis, modalidades de ensino e componentes curriculares.

“Essas mudanças possibilitarão maior eficácia no trabalho dos professores, fortalecerão o processo ensino aprendizagem do aluno e melhorarão os resultados da educação no Tocantins”, enfatizou a secretária de Educação, professora Wanessa Sechim.

Compartilhe esta notícia