Home 11/10/2017 - 18:53 - Abrão de Sousa / Governo do Tocantins

Estudantes realizam simulado de língua portuguesa e matemática voltado para a avaliação da Prova Brasil

Para Daniel Martins, da Escola Estadual Dona Cândida de Freitas, o simulado vai ajudar a melhorar o desempenho Para Daniel Martins, da Escola Estadual Dona Cândida de Freitas, o simulado vai ajudar a melhorar o desempenho - Divulgação
Ederson Lopes, professor de matemática, o simulado é bem-vindo Ederson Lopes, professor de matemática, o simulado é bem-vindo - Divulgação
Estudantes da Escola Estadual Dona Cândida de Freitas, de Divinópolis Estudantes da Escola Estadual Dona Cândida de Freitas, de Divinópolis - Divulgação
Estudantes da Escola Estadual José Alves de Assis, de Caseara Estudantes da Escola Estadual José Alves de Assis, de Caseara - Divulgação

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), por meio da Gerência de Avaliação da Aprendizagem, aplicará dois simulados para os alunos do 5º e 9 ano do ensino fundamental e para a 3ª série do ensino médio da rede estadual. Nesta quarta-feira, 11, ocorre o primeiro.  Já o segundo simulado acontecerá no dia 18. O objetivo é ofertar educação de qualidade para todos os alunos com ações que fortaleçam a participação e garantam o êxito dos estudantes nas avaliações do Saeb/Prova Brasil.

As provas foram elaboradas e reproduzidas pela Seduc, e serão aplicadas e corrigidas pelas unidades escolares. Os alunos receberão todas as orientações em relação ao simulado como tempo, número de questões, organização dos blocos e preenchimento do cartão resposta. Tudo tendo como base o formato das avaliações externas da Prova Brasil.

Os alunos do 5º ano irão responder a uma prova contendo 44 questões, sendo 22 de matemática e 22 de língua portuguesa. Já os alunos do 9º ano do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio terão uma prova composta de 52 questões. Os conteúdos avaliados serão de matemática e língua portuguesa para todas as turmas.

Conforme Luzia Ribeiro, diretora da Escola Estadual Dona Cândida de Freitas, de Divinópolis, jurisdicionada à Diretoria Regional de Educação de Paraíso, o simulado contribui para a melhoria da aprendizagem. “Os alunos vêm se preparando desde o primeiro semestre e, nesta reta final, o simulado favorece o sucesso na realização da Prova Brasil”, ponderou.

Daniel Martins, do 9º ano, da Escola Estadual Dona Cândida de Freitas, disse que o simulado vai contribuir para o bom desempenho escolar. “Esse simulado ajuda a melhorar as notas na escola. Achei o conteúdo da prova com o nível de conhecimento médio”, comentou.

Conforme Ederson Lopes, professor de matemática, o simulado é bem-vindo. “A avaliação proporciona uma boa base para que os alunos respondam com segurança à avaliação da Prova Brasil”, afirmou.