Home 14/11/2017 - 13:37 - Núbia Daiana Mota / Governo do Tocantins

Aprimoramento dos processos administrativos da rede estadual é discutido pela Seduc e Diretores Regionais de Educação

Calendário letivo 2018, procedimentos de matrículas, lotação de servidores e transporte escolar foram alguns dos assuntos tratados Calendário letivo 2018, procedimentos de matrículas, lotação de servidores e transporte escolar foram alguns dos assuntos tratados - Elias Oliveira / Governo do Tocantins
A diretora da DRE de Araguaína, Maria Florismar do Espírito Santo, destacou a proximidade entre Seduc e unidades escolares A diretora da DRE de Araguaína, Maria Florismar do Espírito Santo, destacou a proximidade entre Seduc e unidades escolares - Elias Oliveira / Governo do Tocantins
Para o diretor da DRE de Miracema, Valteir Pereira, a antecipação do planejamento favorece a organização do trabalho das escolas Para o diretor da DRE de Miracema, Valteir Pereira, a antecipação do planejamento favorece a organização do trabalho das escolas - Elias Oliveira / Governo do Tocantins

Os 13 Diretores Regionais de Educação estão reunidos, em Palmas, de 13 a 14 de novembro, com a equipe gestora da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) para discutir o alinhamento das ações administrativas relacionadas ao planejamento do ano letivo de 2018.  Calendário letivo 2018, procedimentos de matrículas, lotação de servidores e transporte escolar foram alguns dos assuntos tratados.

Segundo a gestora da Seduc, professora Wanessa Zavarese Sechim, a intenção da Pasta é ouvir as sugestões das DREs a fim de aprimorar os procedimentos administrativos e, assim, contribuir para a melhoria da educação pública tocantinense.  “Esse processo de escuta das demandas e contribuições das regionais vem colaborar para o aperfeiçoamento dos processos administrativos que dão continuidade ao planejamento da nossa gestão, que tem como prioridade o sucesso da aprendizagem e o atendimento de qualidade a todos os estudantes”, frisou.

Para o diretor da DRE de Miracema, Valteir Pereira, a antecipação do planejamento “favorece a organização do trabalho das escolas, assim como o novo cronograma de matrículas, que dará mais agilidade na formação das turmas, definição de carga-horária e lotação de servidores. O calendário letivo sem aulas aos sábados também era um anseio da comunidade escolar, que foi atendido pela Seduc.

A diretora da DRE de Araguaína, Maria Florismar do Espírito Santo, destacou a relevância da realização de encontros desta natureza. “Esse contato tão próximo entre DREs e escolas com a gestão da Seduc é importantíssimo. A abertura para a participação da comunidade escolar nas decisões vem contribuindo para a construção de uma educação que atenda as necessidades dos alunos tocantinenses”, enfatizou.

Matrículas 2018

Na reunião com os diretores regionais, também foram detalhados os procedimentos de matrícula para o ano letivo de 2018. O cronograma iniciou nesta segunda-feira, 13, com a confirmação de matrículas para os alunos que já são da rede estadual, e segue até 22 de dezembro com o encerramento do prazo para estudantes novatos.

“Este ano, resolvemos antecipar o período das matrículas visando alcançar a satisfação da comunidade escolar. Proporcionar um atendimento de qualidade a todos é uma prioridade do Governo do Estado. A antecipação das matrículas e do planejamento, como um todo, visa oferecer mais comodidade às famílias, que já poderão matricular os filhos antes das férias escolares, sem ter essa preocupação em janeiro, como era comum. Com isso as escolas irão agilizar o arranjo das turmas, a lotação dos servidores, e os professores também sairão para o recesso sabendo onde atuarão em 2018”, explicou Wanessa Sechim.

O cronograma e todas as informações sobre os procedimentos podem ser acessados no Guia de Matrículas 2018 disponível no site da Seduc.