Home 14/11/2017 - 16:24 - Leila Novais/Governo do Tocantins

Escola Estadual Dr. Joaquim Pereira da Costa sedia o IX Seminário de Educação Ambiental

O Seminário de Gestão e Gerenciamento de Resíduos aconteceu nesta terça-feira O Seminário de Gestão e Gerenciamento de Resíduos aconteceu nesta terça-feira - Leila Novais/ Governo do Tocantins
Exibições artísticas também fizeram parte da programação Exibições artísticas também fizeram parte da programação - Leila Novais/ Governo do Tocantins
          - Leila Novais/ Governo do Tocantins

Com o tema O caminho para um mundo mais saudável, a 9ª edição do Seminário de Educação Ambiental, Gestão e Gerenciamento de Resíduos foi realizada nesta terça-feira, 14, na Escola Estadual Dr. Joaquim Pereira da Costa. Os alunos participaram de palestras, mesa-redonda, apresentações de artigos e exibições artísticas.

Ação do Projeto Político Pedagógico da unidade escolar, seu objetivo principal é proporcionar aos alunos mudança de atitude e formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais, favorecendo uma reflexão sobre a responsabilidade ética, política e social de nossa espécie, auxiliando para que a sociedade se torne mais consciente, responsável e, principalmente, possua um ambiente sustentável.

Segundo a diretora Débora Rodrigues, é importante trazer este tema ao ambiente escolar. “Nos dias atuais, sabemos que os governantes têm se reunido para tratar de questões relacionadas ao meio ambiente, hoje é o nosso dia de nos unirmos para poder fazer um trabalho voltado para o meio ambiente”, pontuou, afirmando que cabe aos alunos disseminar as informações obtidas durante o seminário.

Weverton Maciel Tavares, que é um dos monitores do projeto, representou os alunos na composição da mesa e ressaltou: “esse projeto é muito importante, porque ele promove a educação ambiental. Nós sabemos que é um tema recorrente na sociedade brasileira e no planeta. Estamos cercados de problemas ambientais, e eu acredito que esse projeto demonstra a conscientização e possibilita que a sociedade participe da resolução desses problemas”, afirmou.

A escola também fez uma parceria com o Aterro Sanitário de Gurupi, onde os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os produtos recicláveis. A chefe do aterro, Valquíria Tavares de Almeida, esteve no evento e ressaltou a importância da parceria com a instituição de ensino, explicando cada tipo de lixo que pode ser levado para o local.

Ao final do evento, o professor Adelson Pereira Bezerra, idealizador do projeto, apresentou uma palestra e destacou a importância de se trabalhar pela conscientização dos alunos em torno da natureza e da importância da preservação para o futuro. “É importante realizar esses seminários, para que as escolas possam discutir temas referentes ao meio ambiente, porque diante do que estamos passando temos que preservar para que possamos ter um futuro mais saudável”, finalizou. ​

Compartilhe esta notícia