Gestão 04/12/2017 - 17:46 - Philipe Bastos / Governo do Tocantins

Secretários de Educação de todo o País participam da IV Reunião Ordinária do Consed no MS

O encontro é realizado no Mato Grosso do Sul e reúne secretários de Educação de todo o País O encontro é realizado no Mato Grosso do Sul e reúne secretários de Educação de todo o País - Carol Albuquerque / Ascom Consed
 Ao lado da diretora Marisa Alves, do Caic, uma das cinco finalistas do Prêmio Gestão Escolar Ao lado da diretora Marisa Alves, do Caic, uma das cinco finalistas do Prêmio Gestão Escolar - Núbia Daiana Mota / Governo do Tocantins
Ao lado da secretária anfitriã, a professora Wanessa Sechim destacou o trabalho da gestão educacional Ao lado da secretária anfitriã, a professora Wanessa Sechim destacou o trabalho da gestão educacional - Carol Albuquerque / Ascom Consed
De acordo com a secretária do Tocantins, o encontro é importante para a troca de experiências De acordo com a secretária do Tocantins, o encontro é importante para a troca de experiências - Núbia Daiana Mota / Governo do Tocantins

Secretários de Educação de todos os Estados brasileiros estão reunidos em Bonito – MS, para a IV Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). O encontro é realizado até esta terça-feira, 5, e visa promover uma troca de experiências sobre a gestão educacional nos Estados, além do compartilhamento de ações afirmativas que têm contribuído para o fortalecimento do processo ensino-aprendizagem em todo o País.

Além do encontro dos secretários, o evento, realizado com o apoio do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, irá receber a cerimônia de entrega do Prêmio Gestão Escolar (PGE). A iniciativa que reconhece o trabalho desenvolvido pelas escolas públicas brasileiras conta, em 2017, com uma finalista tocantinense. O Centro de Atenção à Criança Girassol de Tempo Integral (Caic) representa a região Norte e disputa o reconhecimento nacional com escolas do Espírito Santo, Santa Catarina, Pernambuco e do Estado-sede do evento.

Na abertura da reunião, realizada nesta segunda-feira, 4, o presidente do Consed, Edilvan Alencar, secretário de Educação do Estado do Ceará, destacou a união entre os entes federados em prol da educação pública brasileira. “O Consed hoje é formado por um conjunto de secretários que colaboram entre si, se respeitam e se apoiam”, frisou.

De acordo com a secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, professora Wanessa Zavarese Sechim, o encontro é uma grande oportunidade de conhecer as ações que cada Estado vem promovendo para o fortalecimento da gestão com foco na aprendizagem. Esta é a última reunião ordinária da entidade no ano e é um momento de refletir sobre o trabalho realizado durante 2017 e sobre o planejamento para o ano que vem.

“Neste momento em que estamos coroando o trabalho realizado em 2017, nós vamos discutir com todos os parceiros a gestão escolar, suas expectativas, os planejamentos para 2018, junto com os secretários. É um momento de muita aprendizagem para todos”, frisou a gestora.

Secretária de Educação do Estado que recebe a reunião e a cerimônia de premiação do PGE, Cecília Mota reforçou a importância do trabalho conjunto entre Estados e Municípios, ao dar as boas-vindas aos presentes. “Este é um espaço muito importante em que você pode fazer muito pelo seu Estado, pelos seus municípios. É o gestor que está com a batuta e que rege essa grande orquestra”, disse ao se referir aos secretários de Estado, municipais e dirigentes das escolas.

Na ocasião, a secretária sul-mato-grossense apresentou uma palestra sobre o uso da tecnologia para reduzir a burocracia no setor público. Intitulada A Tecnologia Desburocratizando a Gestão da Educação Pública, Cecília Mota pontuou como a digitalização dos documentos da Secretaria agilizou o trabalho e reduziu gastos na gestão. “O uso da tecnologia ajuda muito o gestor público em seus encaminhamentos”, completou.

Compartilhe esta notícia