Home 06/12/2017 - 16:47 - Ascom Seduc / Governo do Tocantins

Educação realiza seminário sobre Sistemas Municipais de Ensino em Palmas

Jucylene Borba falou do compromisso da Seduc com os municípios tocantinenses Jucylene Borba falou do compromisso da Seduc com os municípios tocantinenses - Juliana Carneiro/Governo do Tocantins
Núbia Saraiva Lima contou suas expectativas sobre o Seminário Núbia Saraiva Lima contou suas expectativas sobre o Seminário - Juliana Carneiro/Governo do Tocantins
Público acompanha a programação do seminário Público acompanha a programação do seminário - Juliana Carneiro/Governo do Tocantins

O Fórum de Educação do Estado do Tocantins (FEE/TO), a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e o Conselho Estadual de Educação (CEE-TO) realizam nesta quarta-feira, 6 de dezembro, no auditório do Senac Palmas, o Seminário sobre Sistemas Municipais de Ensino. O evento, que teve início às 8 horas e término previsto para as 18 horas, conta com a presença de representantes de todo o Estado.

O evento conta cerca de 240 participantes, entre gestores municipais, dirigentes municipais de Educação, conselheiros municipais, membros dos Fóruns Municipais de Educação, assessores de apoio aos municípios das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs) e técnicos efetivos das secretarias municipais de Educação de 91 cidades e técnicos da Seduc.

A ação tem como objetivo orientar os municípios quanto à criação e reestruturação dos seus sistemas de ensino, dos conselhos municipais de educação, dos Fóruns Municipais de Educação, de forma a contribuir para a efetivação do regime de colaboração, fortalecendo os espaços dos colegiados, o diálogo democrático com foco na melhoria da qualidade do ensino da rede municipal, observando as legislações educacionais vigentes, de forma a implementar o plano municipal de educação, realizando o monitoramento e avaliação.

A presidente do Conselho Estadual de Educação de Goiás e presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (FNCEE), Maria Ester Galvão de Carvalho, foi palestrante do seminário e abordou a temática dos Sistemas de Ensino e o Regime de Colaboração. Segundo ela, o seminário é um marco para o Estado à medida que se fala sobre como os sistemas educativos devem funcionar. “Nesse seminário são abordadas questões como a autonomia dos sistemas educativos, o papel dos conselhos estaduais de educação, dos fóruns municipais de educação de modo a motivar os participantes a formalizarem e fortalecerem seus sistemas. Assim, iremos melhorar a relação entre estado e município para o desenvolvimento da educação”, explicou.

A professora e representante da Secretaria Municipal de Educação (Semed), de Aliança do Tocantins, Núbia Saraiva Lima, afirmou que o seminário trouxe conhecimento enriquecedor. “Essa ação contribui para a aprendizagem de como os sistemas funcionam e fortalece os vínculos entre a educação municipal e estadual”, disse.

O representante da Semed, de Aparecida do Rio Negro, Alexandre Oliveira da Silva, falou da importância da parceria entre estado e municípios. “A educação municipal depende do estado como colaborador. O seminário traz informações acerca da implantação de um sistema de ensino que melhore a qualidade de ensino do município, além de parcerias com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), por exemplo, que fortalecem os vínculos e garantem a melhoria que se espera na educação municipal”, relatou.

A superintendente de Desenvolvimento da Educação da Seduc, Jucylene Borba, representando a secretária professora Wanessa Zavarese Sechim, disse que o Estado tem o compromisso de apoiar e orientar os dirigentes da educação municipal. “Por meio de ações como essa, a Seduc tem mostrado que é possível exercer o regime de colaboração. O objetivo é unir as redes de ensino, municipal e estadual, visando garantir o acesso, a permanência, o desenvolvimento e o sucesso da aprendizagem dos alunos tocantinenses, o que exige compromisso e, de fato, colaboração de ambas as partes”, finalizou.