Seduc Itinerante 19/05/2017 - 14:03 - Philipe Bastos / Governo do Tocantins

Em Araguaína, professora Wanessa Sechim visita unidades escolares e é recebida nas Escolas Jovem em Ação

Entre as ações da Seduc, a professora Wanessa Sechim visitou unidades escolares e conversou com alunos Entre as ações da Seduc, a professora Wanessa Sechim visitou unidades escolares e conversou com alunos - Márcio Vieira / Governo do Tocantins
Na Escola Estadual Jardim Paulista, o grupo gestor visitou salas de aula e setores administrativos Na Escola Estadual Jardim Paulista, o grupo gestor visitou salas de aula e setores administrativos - Márcio Vieira / Governo do Tocantins
No Colégio Estadual Rui Barbosa, a secretária foi recepcionada por alunos e corpo técnico No Colégio Estadual Rui Barbosa, a secretária foi recepcionada por alunos e corpo técnico - Márcio Vieira / Governo do Tocantins
Aluna do Rui Barbosa canta uma versão de Hallelujah, de Leonard Cohen Aluna do Rui Barbosa canta uma versão de Hallelujah, de Leonard Cohen - Márcio Vieira / Governo do Tocantins
Durante as visitas, os gestores percorreram as salas de aula e setores administrativos Durante as visitas, os gestores percorreram as salas de aula e setores administrativos - Márcio Vieira / Governo do Tocantins
Riquelme tem deficiência visual e prestou uma homenagem à secretária Riquelme tem deficiência visual e prestou uma homenagem à secretária - Márcio Vieira / Governo do Tocantins
Secretária e equipe técnica no CEM Benjamim Secretária e equipe técnica no CEM Benjamim - Márcio Vieira / Governo do Tocantins
No CEM Paulo Freire, a secretária falou sobre os desafios da educação em tempo integral No CEM Paulo Freire, a secretária falou sobre os desafios da educação em tempo integral - Márcio Vieira / Governo do Tocantins

Durante a semana de ações da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) na segunda maior cidade tocantinense, a gestora da Pasta, professora Wanessa Zavarese Sechim visitou três escolas Jovem em Ação. Em Araguaína, o projeto Escola Jovem em Ação está em funcionamento no Centro de Ensino Médio (CEM) Benjamim, no Centro de Ensino Médio Paulo Freire e no Colégio Estadual Rui Barbosa. Ao todo, 12 escolas da rede estadual participam do programa e oferecem ensino médio em tempo integral.

Nas visitas realizadas nas unidades educacionais em Araguaína, a secretária percorreu as salas de aula, conversou com professores e alunos e almoçou ao lado das equipes técnicas da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Araguaína e de alunos. “A gente sempre fala que é aqui na escola que nos dá força pra vencer todos os desafios. Isso não seria possível sem você, professor, se você, diretor não tivesse acreditado que uma escola de tempo integral é possível. Eu quero dizer, de verdade, que vocês superaram todas as expectativas da Secretaria da Educação”, disse.

A diretora do CEM Benjamim, Maria de Fátima Viana Mourão, destacou a presença da equipe gestora da Seduc na unidade educacional. “É uma satisfação muito grande para nós podermos receber a secretária e sua equipe em nossa escola”, completou.

Além das visitas às escolas, estão sendo realizados atendimentos aos diretores das escolas jurisdicionadas à DRE de Araguaína, entre elas as escolas Jovem em Ação. Essas ações, conforme a diretora do Centro de Ensino Médio Paulo Freire, Edirsoleide Gonçalves do Nascimento Nunes, valorizam o trabalho realizado nas escolas da rede estadual. “Isso acaba quebrando aquela imagem de que a secretária é inalcançável, pois ela está aqui em nossa cidade, ouvindo as nossas demandas pessoalmente”, frisou.

Bem junto à sede da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Araguaína, a Escola Estadual Jardim Paulista também foi visitada pelas equipes da Seduc. Na unidade, a ´professora Wanessa Sechim percorreu as salas de aula e os setores administrativos da escola, sempre conversando com alunos e professores. Na escola, a secretária conheceu ainda as aulas diferenciadas ministradas pela professora Fabiane Martins, que leciona Matemática usando atividades diferenciadas para os alunos.

Escolas Jovem em Ação

O Programa de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, que no Tocantins chama-se Escolas Jovem em Ação é uma iniciativa do governo federal, em parceria com os Estados que tem como objetivo implementar o ensino médio em tempo integral e promover uma grande mudança curricular e estrutural nas unidades educacionais. Para isso, as áreas de conhecimento são trabalhadas, junto aos jovens, de maneira diferenciada, despertando neles a capacidade de transformar sonhos em projetos de vida.

No Tocantins, 12 escolas em nove municípios participam do programa, beneficiando mais de 6 mil alunos da rede estadual de ensino.