Home 19/05/2017 - 15:12 - Abrão de Sousa / Governo do Tocantins

Mães de estudantes são homenageadas pela Secretaria da Educação, Juventude e Esportes em Palmas

Mães são homenageadas na Gerência de Educação Especial Mães são homenageadas na Gerência de Educação Especial - Angélica Mendonça/Secom Tocantins
Maria do Bonfim diz que o ambiente é agradável e acaba com o estresse Maria do Bonfim diz que o ambiente é agradável e acaba com o estresse - Angélica Mendonça/Secom Tocantins
Mães escolhem maquiagem Mães escolhem maquiagem - Angélica Mendonça/Secom Tocantins
Midiã Dias Rocha Queiroz está feliz em contribuir com o momento de alegria das mães Midiã Dias Rocha Queiroz está feliz em contribuir com o momento de alegria das mães - Angélica Mendonça/Secom Tocantins
Mães recebendo homenagens Mães recebendo homenagens - Angélica Mendonça/Secom Tocantins
Paola Regina Martins, gerente de Educação Especial Paola Regina Martins, gerente de Educação Especial - Angélica Mendonça/Secom Tocantins
Jovelina Oliveira dos Santos Jovelina Oliveira dos Santos - Angélica Mendonça/Secom Tocantins

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), por meio da Gerência de Educação Especial, homenageou, na quinta-feira, 18, as mães dos estudantes atendidos pelo Centro de Atendimento  Educacional Especializado. O objetivo da homenagem foi prestigiar as mães com a promoção de uma tarde em que elas puderam ter massagem nos pés, maquiagem, sessão fotográfica e confraternização.

De forma voluntária, compareceram profissionais da beleza e de outras áreas para tornar mais agradável o momento para as mães. Para Midiã Dias Rocha Queiroz, profissional da estética, é gratificante poder contribuir com essa ação. “É um momento que representa muita felicidade para mim, poder contribuir para a alegria dessas mães, pois elas já ajudaram muita gente a ser feliz”, disse.

 O cuidado com todo o corpo é importante para a conservação de um bom estado de saúde. Midiã afirma que uma massagem nos pés ajuda muito. “Devemos cuidar de todo o corpo e também dos pés, um lugar que tem pontos ligados com todo o restante do corpo”, concluiu.

Para Paola Regina Bruno Martins, gerente de Educação Especial, o momento demonstra a valorização das mães de criança especial. “Todos os servidores da Gerência contribuíram para a realização do trabalho. Confeccionaram lembrancinhas, fizeram sorteios e declamaram poemas próprios para a comemoração. Isso demonstra a graça de Deus em tudo que se faz com amor e carinho”, afirmou.

Juliana Soares Lima, mãe de aluno, estava muito feliz com a comemoração. “Isso mudou a minha rotina. Ganhei maquiagem e massagem relaxante. Além da atenção que nossos filhos recebem aqui, os familiares também são muito bem recebidos pelos funcionários”, ponderou.

Para Jovelina Oliveira dos Santos, mãe da aluna Jéssica, a satisfação é grande. “Gostei muito da maquiagem, minha aparência ficou muito boa”, concluiu. Quem ficou muito agradecida também foi Maria do Bonfim José de Oliveira, a mãe da Marize, “Só de estar nesse ambiente, já acaba com o estresse, imagina ganhando uma massagem relaxante nos pés como essa”, exclamou.

O poema ficou por conta da professora Maria Dinalva Tavares Carneiro, representante dos Centros de Apoio Pedagógico à Pessoa com Deficiência Visual (CAP) da Região Norte do Brasil. Com o texto “Mães especiais”, a autora se posicionou como se fosse cada um dos filhos especiais externando as diversas formas de homenagem a serem repassadas a cada mãe.  

Confira o poema!

Mães Especiais

Mamãe, aqui diante de ti,

Mesmo que eu não possa falar,

Mesmo que não possa te ouvir,

Minhas mãos irei usar,

Para dizer-te assim,

Mamãe, pra sempre irei te amar.

 

Vivo no meu próprio mundo,

Sem saber me expressar,

Às vezes, não entendo,

O que queres me ensinar,

Agradeço seu carinho,

Mamãe, pra sempre irei te amar.

 

Mesmo com minha dificuldade,

Das coisas memorizar,

Dedicas o teu tempo a mim,

Sem nada esperar,

Por isso te digo assim,

Mamãe, pra sempre irei te amar.

 

Mesmo com baixa visão,

Ou sem nada enxergar,

Me conduzes pela mão,

E me levas a caminhar,

De coração digo assim,

Mamãe, pra sempre irei te amar.

 

Não importa quem sejas,

Não importa de onde vens,

És mãe especial!

Belas estrelas, tu tens.

Receba desta equipe,

Nossos singelos parabéns.

 

Maria Dinalva Tavares Carneiro

Pedagoga e Revisora Braille

Compartilhe esta notícia