Literatura Tocantinense

DIA D DA LEITURA

O dia 25 de junho será uma das datas de culminância das atividades de leitura do Programa “Vamos Ler!” - o Dia “D” da Leitura. Neste dia, em conformidade com os Projetos Políticos Pedagógicos, as escolas da Rede Pública Estadual desenvolverão atividades voltadas à prática da leitura. Neste sentido, a Seduc sugere que seja trabalhada, de forma lúdica, a temática “Literatura Tocantinense”. Tendo como fonte de pesquisa a produção literária do estado, os estudantes terão a oportunidade de desenvolver atividades que possibilitem o processo criativo e promovam a integração da literatura com o teatro, o cordel, as artes visuais, o audiovisual e outras formas de comunicação. É importante, que o estudo sobre a literatura tocantinense ocorra de forma gradativa, iniciando pelos autores presentes em cada município, abrangendo posteriormente os regionais e os estaduais.

Com o objetivo de promover a educação de forma ampla e potencializar os conhecimentos adquiridos e vividos cotidianamente, essas atividades podem e devem ir além do ambiente escolar, explorar e ocupar a cidade, contagiar os ambientes de convivência dos estudantes – escola, praça, rua, as relações pessoais, vizinhos, familiares, enfim, o ato de ler deve atingir o maior número possível de pessoas. A leitura é um ato que pode ser explorado de forma individual ou em grupo. É um ato de cidadania, eleva o nível de conhecimento das pessoas, é essencial para o entendimento do mundo e consequente posicionamento e reconhecimento de cada indivíduo na comunidade em que vive.

Para contribuir com o desenvolvimento das atividades nas Unidades Escolares, o material apresentado é constituído por um vídeo, texto e sugestões de links e atividades sobre a literatura tocantinense.

 

Gerência de Cultura 

Gerência de Educação Integral