Pronatec

Logo PRONATEC.png Logo PRONATEC.png -

PRONATEC - Programa Nacional de Acesso  ao Ensino Técnico e Emprego

  • APRESENTAÇÃO:

A expansão da Educação Profissional é uma iniciativa do MEC/SETEC1 que dentre outros fins tem a competência de: “planejar, orientar, coordenar e supervisionar o processo de formulação e implementação da política da educação profissional e tecnológica tendo como objetivo promover ações de fomento ao fortalecimento, à expansão e à melhoria da qualidade da educação profissional e tecnológica e zelar pelo cumprimento da legislação educacional no âmbito da educação profissional e tecnológica”. (MEC, 2012).

A Secretaria Estadual de Educação, Juventude e Esportes por meio da Superintendência de Programas da Educação Profissional, tem planejado para os anos de 2016 a 2018, a promoção do desenvolvimento científico e tecnológico do Estado do Tocantins, numa perspectiva de ampliação, interiorização e qualificação da oferta de educação profissional e tecnológica de nível médio nas redes estaduais, viabilizando a formação técnico-profissional e a popularizando da Ciência e a Tecnologia de forma  presencial e a distância, em ações relevantes de educação compartilhada a todos os cidadãos tocantinenses.

 

A SEDUC, compromissada com a qualidade do ensino e com a aprendizagem dos alunos tem procurado desenvolver ações que venham ampliar a oferta de Educação Profissional de Nível Técnico, Qualificação, Formação Inicial e Continuada através de Programas como o PRONATEC, a Rede e-Tec Brasil, a Universidade Aberta do Brasil e o CVT (Centro Vocacional Tecnológico).

Para efetivar essas ações, a Superintendência de Programas de Educação Profissional possui dentro da nova estrutura administrativa da SEDUC, 01 Diretoria e 03 gerências, com o princípio básico de que a educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho.

 

Objetivo Geral:

  • Expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, cursos de Qualificação e de cursos de Formação Inicial e Continuada – FIC, de estudantes do Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos - EJA da rede pública, trabalhadores e beneficiários dos programas estaduais e federais de transferência de renda.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos e programas de formação inicial e continuada ou qualificação profissional;
  • Fomentar e apoiar a expansão da rede física de atendimento da educação profissional e tecnológica;
  • Ampliar as oportunidades educacionais dos trabalhadores por meio do incremento da formação e qualificação profissional.
  • Ofertar Cursos Técnicos de nível médio concomitante, qualificação, FIC em parceria com os demandantes ( SINE, MTE,  MDA, CRAS, SEDUC, SDH,SEDEN - Cultura e Turismo) nas unidades remotas;
  • Expandir o número de matrículas no Estado do Tocantins através do programa PRONATEC;
  • Monitorar e acompanhar os cursos em todas as unidades remotas onde oferta os cursos do PRONATEC;

 

ACESSE O SISTEMA DO PRONATEC