EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

A diversidade das cadeias produtivas aportadas no Estado do Tocantins, nos últimos anos, vem gerando uma demanda crescente por mão de obra especializada, trazendo dinamismo econômico e, principalmente, novas oportunidades para a educação profissional tecnológica. Assim, o Tocantins dispõe de uma rede de escolas que oferecem educação profissional gratuita em diversas habilitações.

Neste sentido, a Secretaria de Estado da Educação Juventude e Esportes (Seduc), em sua estrutura administrativa, instituiu a Superintendência de Educação Cientifica, Tecnológica e Profissional (SECTP) que, por sua vez, conta com a Diretoria de Educação Profissional e Tecnológica (DEPT) e a Gerência de Educação Profissional (GEP), que vêm contribuindo para a valorização, ampliação e estruturação da Rede Estadual de Educação Profissional e Tecnológica.

Como resultado do esforço realizado,  atualmente são 20 escolas estaduais em 17 municípios com oferta de 13 Cursos Técnicos, atendendo a cerca de 1.673 estudantes. Os cursos ofertados são: Administração, Agroecologia, Agroindústria, Agronegócio, Agropecuária, Controle Ambiental, Enfermagem, Guia de Turismo, Informática para Internet, Instrumento Musical, Manutenção e Suporte em Informática, Recursos Humanos e Zootecnia.

O ensino técnico de nível médio ofertado em unidades de ensino das diversas regionais de Educação permite que os estudantes tenham a oportunidade de se qualificarem sem sair das suas regiões de desenvolvimento, garantindo formação específica e direcionada ao mercado de trabalho.

---

Abaixo, a indicação de instrumentos normativos que regulam a Educação Profissional Técnica de Nível Médio.