Perfil da Secretária

Secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes Secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes - Marcio Vieira / Governo do Tocantins

Adriana da Costa Pereira Aguiar, natural de Rio Verde-GO, é graduada em Pedagogia pela Universidade de Gurupi (Unirg), especialista em Planejamento, Orientação Educacional e Gestão Escolar pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e mestranda em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Professora desde 1991 e servidora pública da rede estadual do Tocantins desde 2002, tendo atuado como docente, coordenadora, supervisora pedagógica, diretora escolar e diretora Regional de Educação de Gurupi, de 2012 a 2014.  Adriana já esteve à frente da então Secretaria de Estado da Educação e Cultura do Tocantins em 2014.

Em sua trajetória na Educação constam diversas conquistas, como o Prêmio Escola Comunitária de Gestão Compartilhada - 1° lugar/2003; 1° lugar da Região Norte/2005; o Prêmio ILA (Internacional Leadership Award) do Consed e do British Council/2010; e o Prêmio Nacional em Referência em Gestão Escolar do Consed/2010, American Council e Fundação Roberto Marinho/2011.

A titular da Seduc é coordenadora do Prêmio Gestão Escolar 2020, Vice-presidente da Região Norte do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), coordenadora da Câmara de Educação do Consórcio de Governadores da Amazônia Legal, representante do Consed da CNEEI/Coneei, coordenadora da Frente de Gestão Escolar, suplente da Educação do Campo junto à Comissão Nacional da Educação do Campo (Conec/MEC) e representante da Região Norte da Instância Permanente de Negociação e Cooperação entre União, Estados, DF e os municípios, membro representando o Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente do Tocantins (Fepad). Participou de Intercâmbios voltados para Sistemas Educacionais dos Estados Unidos e Reino Unido. Adriana também é Articuladora do Unicef no Tocantins.