Brasil Central 16/05/2017 - 14:03 - Fernanda Veloso / Governo do Tocantins

Seduc recebe Workshop de Gestão do Programa de Tutoria Pedagógica da Fundação Itaú Social

Workshop Tutoria Pedagógica Workshop Tutoria Pedagógica - Juliana Carneiro / Governo do Tocantins
Roselene Souza - ministrante Workshop Tutoria Pedagógica Roselene Souza - ministrante Workshop Tutoria Pedagógica - Juliana Carneiro / Governo do Tocantins
Foto 5 Foto 5 - Juliana Carneiro / Governo do Tocantins
Foto 6 Foto 6 - Juliana Carneiro / Governo do Tocantins
Gleiva Giuvannucci - coordenadora Tutoria Pedagógica Gleiva Giuvannucci - coordenadora Tutoria Pedagógica - Juliana Carneiro / Governo do Tocantins
Foto 8 Foto 8 - Juliana Carneiro / Governo do Tocantins
Foto 9 Foto 9 - Juliana Carneiro / Governo do Tocantins

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) está recebendo, nos dias 16 e 17, o Workshop de Gestão do Programa de Tutoria Pedagógica realizado pela Fundação Itaú Social, em parceria com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds).

O Programa de Tutoria Pedagógica está sendo realizado no Tocantins, por meio de uma iniciativa do consórcio de governadores, Brasil Central, e irá trabalhar com as dimensões da liderança escolar, por intermédio do Plano de Ação ao Líder Escolar (Pale) e tem como foco o fortalecimento da liderança escolar, com destaque para os quatro eixos de ação propostos pela Seduc: acesso, atendimento, permanência e aprendizagem dos alunos.

Para a secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, professora Wanessa Zavarese Sechim, esse workshop possibilita avaliar as ações realizadas. “Este é um momento de avaliar o caminho percorrido até aqui. Ainda estamos na primeira etapa do programa, que envolve a formação dos tutores, que depois irão a campo. Hoje, podemos reorganizar e fortalecer esse grupo de técnicos envolvidos, para que possam ajudar a disseminar as novas práticas para outras escolas e para nossa rede de atuação”, ponderou.

A coordenadora do programa de Tutoria Pedagógica na Seduc, Gleiva Giuvannucci, ressaltou que o principal objetivo desse encontro é a construção de um plano de ação. “O workshop de gestão acontece em dois dias, nesse momento vamos construir o plano de ação de continuidade do programa. Nós concluímos uma fase de preparação teórica de tutores e estamos fazendo o planejamento de ida ao campo, dos primeiros contatos com as diretorias regionais participantes do programa, com o diretor da escola, para depois irmos à escola para o trabalho de acompanhamento”, disse.

Roselene Souza, gestora da área de governança do Cieds e responsável pelo programa de Tutoria, falou sobre os conteúdos que serão abordados. “Já identificamos os principais desafios e potenciais da equipe e implantamos o projeto, agora vamos levantar pontos desde a formação até a operacionalização do programa na escola. O plano de ação serve para abordarmos questões operacionais, de formação, de gestão e de monitoramento dos resultados”, concluiu.

O workshop vai preparar os tutores para fazer os primeiros contatos com as escolas participantes. Tutora territorial do programa, Maria Eleny está muito animada com tudo que vem aprendendo. “O programa é excelente, tem muito embasamento para auxiliar o tutorado para alavancar o aprendizado dos alunos do Tocantins. Estou ansiosa para começar o acompanhamento diretamente nas escolas”, finalizou.

Participam do programa piloto no Tocantins 14 escolas estaduais de três Diretorias Regionais de Educação (DRE), sendo elas DRE de Miracema do Tocantins, com o Colégio Estadual Batista e o CEM Santa Terezinha; DRE de Paraíso, com o Centro de Ensino Médio (CEM) José Alves de Assis, Colégio Estadual Idalina de Paula, Escola Estadual Professor José Nézio Ramos, Escola Estadual São José Operário e o Instituto Presbiteriano Vale do Tocantins; DRE de Porto Nacional, com o CEM Professor Florêncio Aires, Colégio Estadual Angélica Ribeiro Aranha, Colégio Estadual Dr. Pedro Ludovico Teixeira, CEM Félix Camoa, Colégio Estadual Mal. Arthur da Costa e Silva, Escola Estadual Alfredo Nasser e Escola Estadual Professora Carmênia Matos Maia.