Home 07/11/2018 - 18:16 - Abrão de Sousa / Governo do Tocantins

Estudante de Porto Nacional conta como fez para conquistar medalha na Olimpíada de Matemática

Manoel Miranda é medalhista na Obmep 2018 Manoel Miranda é medalhista na Obmep 2018 - Divulgação / Governo do Tocantins
Manoel é monitor de matemática e ajuda os colegas a sanar dificuldades Manoel é monitor de matemática e ajuda os colegas a sanar dificuldades - Divulgação / Governo do Tocantins
Manoel realiza as atividades de matemática em casa também Manoel realiza as atividades de matemática em casa também - Divulgação / Governo do Tocantins

O estudante Manoel Miranda Ribeiro, da 1ª série do ensino médio, da Escola Estadual Irmã Aspásia, de Porto Nacional, é medalhista na 13ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Ele ganhou a medalha de bronze e está entusiasmado com sua participação na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – Projeto de Iniciação Científica (Obmep-PIC).

A partir da participação do aluno no projeto de iniciação científica, o que o aprofundará os conhecimentos de matemática e suas tecnologias, poderá ingressar no programa de mestrado na mesma área de conhecimento.

 Conforme Ivete Conceição Miranda, mãe do Manoel, o interesse do menino pelos estudos faz o diferencial para o sucesso. “Aos três anos de idade já lia jornal, o que despertava a atenção das pessoas próximas. Ele sempre nos ajudou no trabalho, mas sem perder o foco nos estudos. Representa orgulho para nós”, comentou.

Manoel Miranda ainda não decidiu qual profissão deseja seguir. “Ainda não tenho uma área definida, mas me preparo a cada dia para conseguir uma profissão que me realize pessoalmente. Acredito que a escolha será voltada para a área de exatas”, ponderou.

Além de participar das aulas regulares de matemática, Manoel Miranda assiste às aulas quinzenais do programa da Obmep na escola, com o auxilio da professora de matemática Alexsandra Mendes. O estudante ainda auxilia os colegas da escola. “Sou monitor na escola e auxilio os colegas da sala de aula e das outras turmas a superarem as dificuldades em matemática. Em casa, além de realizar as tarefas de matemática, leio revistas e jornais para conhecer diversos assuntos”, afirmou.

Alexsandra Mendes é monitora da Obmep na escola e acredita no potencial do aluno. “Acredito que esta conquista representa um grande passo na vida do Manoel. Ele está sempre disposto a ajudar os colegas como monitor de matemática, e isso representa um exemplo de superação”, pontuou.

Conforme Gláucia Thron, diretora da escola, a dedicação do aluno é um motivo a mais. “É uma honra termos alunos dedicados e motivados como Manoel. A premiação reforça nosso compromisso em consolidar o papel da escola como referência educacional na comunidade”, finalizou.

A premiação acontecerá na escola em data previamente marcada pela equipe de organização estadual da Obmep.