Home 08/11/2018 - 15:29 - Abrão de Sousa / Governo do Tocantins

Servidores da Educação participam do II Seminário Regional de Educação Fiscal em Araguaína

O II Seminário Regional de Educação Fiscal ocorre em Araguaína O II Seminário Regional de Educação Fiscal ocorre em Araguaína - Divulgação / Governo do Tocantins

Professores e coordenadores financeiros das escolas estaduais e municipais, jurisdicionadas à Diretoria Regional de Educação de Araguaína, participam do II Seminário Regional de Educação Fiscal que está sendo realizado pela Secretaria da Fazenda e Planejamento, por meio da Escola de Gestão Fazendária (Egefaz). O evento ocorre nesta quarta-feira, 8, na  Câmara Municipal da cidade, das 8 às 18 horas.

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) faz parte da parceria com Associação Tocantinense dos Municípios (ATM) e Receita Federal para a realização do evento que tem como objetivo disseminar práticas de educação fiscal em todo o Estado e estimular os municípios a adotarem o Programa de Educação Fiscal, implementando dinâmicas que ajudem na formação da consciência fiscal do cidadão.

Durante o seminário, os participantes terão acesso aos diversos temas. Entre eles destacam-se Programas Nacional e Estadual de Educação Fiscal que será apresentado pelo Grupo de Educação Fiscal do Estado do Tocantins; Conhecendo o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar): uma abordagem sobre Cidadania Rural, com a palestrante Celiene Gomes de Sousa; Ministério Público Estadual, com o palestrante Breno de Oliveira Simonassi; e  Apresentação de Projetos de Boas Práticas de Educação Fiscal Educacional, com o Grupo de Educação Fiscal do Estado do Tocantins (Gefe) e Observatório Social de Palmas.

Uma das diretrizes do Plano Estadual de Educação Fiscal é a formação para o trabalho e para a cidadania com ênfase nos valores morais e éticos em que fundamenta a sociedade. O mesmo plano traz como meta a garantia da expansão da educação fiscal, educação financeira, ambiental, educação para o trânsito, educação em direitos humanos. Tudo isso de forma transversal em todas as etapas e modalidades de ensino, fortalecendo assim a formação social e integral do cidadão.

O seminário faz parte da política da Secretaria da Fazenda e Planejamento para intensificar as ações de Educação Fiscal em todo o estado, sempre com a presença de instituições nacionais e locais, governamentais e não governamentais, que são parceiras do Programa Nacional de Educação Fiscal (Pnef) e do Programa Estadual de Educação Fiscal (Peef).