Formação 06/12/2018 - 10:07 - Iveti Bacri

Oficinas Pedagógicas em Tecnologias Digitais

Oficinas _400.jpg Oficinas .jpg -
Oficinas Tecnológicas_400.jpg Oficinas Tecnológicas.jpg -
Tecnologias Digitais_400.jpg Tecnologias Digitais.jpg -

Entre as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), duas abordam com mais ênfase as questões referentes à inovação e tecnologia. A competência número 4 estipula o uso de diferentes linguagens, inclusive a digital, para expressar e partilhar informações. E na quinta competência está determinada a utilização e criação de Tecnologias Digitais de forma crítica, reflexiva e ética.

Neste sentido, a Gerência de Ensino a Distância realizou, no período de 19 a 28 de novembro, oficinas para o uso pedagógico de Tecnologias Digitais com o objetivo de preparar práticas inovadoras.

 As oficinas foram realizadas no Anexo I da Seduc. Dentre as Tecnologias Digitais foram apresentadas:

Word pizza – Elisângela Menezes

Biteable -  Iveti Bacri

Kahoot! – Daniella Monticelli

Just Dance – Erick Goes

ABC Inglês – Débora Lampert

Google Maps e Street View - Joeder Lacerda

Jogo  do Bilhão- Rita Ramalho

Mach Games - Sueliane Isaac

Tabuada de Multiplicar -  Jocilene Lacerda

Minecraft – Avalina Braghini
Scratch – Luecy Castro

A tecnologia é sem dúvida, uma verdadeira aliada na articulação de conhecimentos e podem  contribuir muito com o processo educacional nas escolas, mas vale lembrar que, segundo  a educadora Guiomar de Mello, “Para inovar com as tecnologias é preciso ter clareza de todos os fazeres pedagógicos. No projeto, no plano de ensino, na sequência didática, nas competências e habilidades que se quer desenvolver e na avaliação. Quem domina bem esse processo está em  boa posição para explorar o que de melhor a tecnologia pode fornecer”.