Home 13/03/2018 - 17:03 - Guilherme Gandara / Governo do Tocantins

Escola de Tupiratins realiza campanha de combate à Dengue nesta quarta-feira

Alunos do Colégio Ernesto Barros participam de palestra sobre a Combate ao Aedes aegypti Alunos do Colégio Ernesto Barros participam de palestra sobre a Combate ao Aedes aegypti - Divulgação
No Colégio Ernesto Barros, as atividades fazem parte do projeto Aedes aegypti por aqui não “Zoa” este mal No Colégio Ernesto Barros, as atividades fazem parte do projeto Aedes aegypti por aqui não “Zoa” este mal - Divulgação

A Escola Estadual São Tomás de Aquino, de Tupiratins, unidade jurisdicionada à Diretoria Regional de Educação (DRE) de Colinas do Tocantins, irá realizar, nesta quarta-feira, 14, a culminância de trabalhos da Campanha de combate ao Aedes aegypti, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, de Tupiratins.

A ação terá início às 7h, na Praça 1º de janeiro, com os 86 alunos matriculados no Programa Ensino Médio Inovador (Proemi), além dos alunos regularmente matriculados nas turmas de 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

Serão realizadas palestras, apresentações de paródias e blitz educativa, com o objetivo de conscientizar a comunidade, prevenir e combater a reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.

Conforme a aluna da 3ª Série do ensino médio, Nicolle Sillen Ramos e Silva, de 18 anos, a ação é importante para lembrar as pessoas que, com o mosquito, todo cuidado é pouco. “As campanhas de combate ao Aedes aegypti são essenciais, pois todo ano essa questão vem à tona, por ser um assunto de interesse popular. É de grande valia a parceria da unidade escolar com a Secretaria Municipal de Saúde, pois são eles que nos auxiliam nesse trabalho preventivo”, avaliou.

De acordo com a professora do Campo de Integração Curricular (CIC): “Mundo do Trabalho”, do Proemi, Luciene Souza Ferreira, a campanha realizada é fundamental para que a sociedade continue mobilizada para acabar com a transmissão das doenças causadas pelo Aedes aegypti. “O mosquito é transmissor de três doenças perigosas. Por isso é preciso tomar medidas de prevenção, para que toda a comunidade se mobilize com o objetivo de acabar com o mosquito. Manter caixas d’água adequadamente tampadas, guardar garrafas de cabeça para baixo, tampar tonéis e barris de água, são alguns dos cuidados que todos devem ter para que, de fato, possamos parar o mosquito”, finalizou.

Colégio Ernesto Barros

O Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral Ernesto Barros, de Colinas do Tocantins, também realizou mobilização para prevenção, iniciada no dia 5 de março, com o objetivo de desenvolver atividades práticas, dentro e fora da sala de aula para prevenir a proliferação do Aedes aegypti, além de fazer levantamento de dados para gerar gráficos, para conscientizar a comunidade sobre os riscos das doenças.

As atividades fazem parte do projeto Aedes aegypti por aqui não “Zoa” este mal. Houve palestra com o assessor de currículo, Damião José da Silva, na tarde do dia 7, que reuniu aproximadamente 412 alunos.

Na quarta-feira, 13, será realizada, ainda, a partir das 9h da manhã, uma apresentação de peça teatral que aborda a temática dengue, e terá participação de alunos do 4º ano do ensino fundamental.