Home 13/03/2018 - 17:19 - Ascom Seduc /Governo do Tocantins

Governo oferece formação para professores dos 139 municípios e apresenta Plano de Desenvolvimento para a Educação Infantil

O material foi elaborado conforme a realidade educacional e social de cada município O material foi elaborado conforme a realidade educacional e social de cada município - Elias Oliveira/Governo do Estado

O Governo do Estado apresenta, nesta quarta-feira, 14, às 14h, no auditório do Palácio Araguaia, o Estudo da Educação Infantil e o Plano de Desenvolvimento para a Qualidade da Educação Infantil, realizados pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). O estudo abrangeu seis municípios contemplados pelo Programa Estrada do Conhecimento (PEC), que é financiado pelo Banco Mundial. Os resultados do diagnóstico serão utilizados para a elaboração de políticas públicas destinadas à melhoria da qualidade da educação básica.

O estudo foi desenvolvido pela empresa de consultoria Triani Assessoria e Treinamento Educacional e avaliou ambientes educacionais de creches e pré-escolas nas cidades de Aguiarnópolis, Aliança do Tocantins, Barrolândia, Colinas do Tocantins, Wanderlândia e Pugmil.  De posse dos dados, foram elaborados o Guia de Orientações Didáticas, que subsidiará a prática pedagógica dos professores da educação infantil e o Plano de Desenvolvimento para a Qualidade da Educação Infantil.

Formação para professores

Os professores das escolas atendidas receberam ainda uma Formação específica em conformidade com a análise realizada. As intervenções visando contribuir para a viabilização da melhoria da qualidade do ensino público desde a educação infantil.

Além das seis cidades já beneficiadas, o Governo do Estado expandirá, para os outros 133 municípios tocantinenses, a Formação para Professores da Educação Infantil e disponibilizará o Plano de Desenvolvimento da Educação Infantil. A adesão será formalizada durante o evento por meio da assinatura do termo de cooperação entre Estado e municípios.