Home 14/04/2018 - 22:42 - Thaís Souza / Governo do Tocantins

Alunos da Escola Agrícola de São Salvador participam do Dia de Campo durante AgroAlmas

Rayane Gonçalves contou a experiência em participar da AgroAlmas Rayane Gonçalves contou a experiência em participar da AgroAlmas - Juliana Carneiro / Governo do Tocantins
O Dia de Campo foi realizado na Fazenda Pindoba O Dia de Campo foi realizado na Fazenda Pindoba - Juliana Carneiro / Governo do Tocantins
Com o tema Manejo da fertilidade para altas produtividades, a palestra aconteceu neste sábado Com o tema Manejo da fertilidade para altas produtividades, a palestra aconteceu neste sábado - Juliana Carneiro / Governo do Tocantins
João Filho, organizador do evento destacou que para 2019 o objetivo é realizar AgroSudeste João Filho, organizador do evento destacou que para 2019 o objetivo é realizar AgroSudeste - Juliana Carneiro / Governo do Tocantins
"Com a feira os alunos saem do operacional e aprendem mais sobre visão de negócios, comercialização e mercado dos produtos”, disse o professor Arialdo - Juliana Carneiro / Governo do Tocantins

“A nutrição é o alicerce da produção agrícola. O ato de nutrir a plantação influencia diretamente nos resultados quantitativos e qualitativos da produtividade. A falta de um elemento pode resultar em queda brusca na produção. Com o adequado manejo dos nutrientes é possível agregar valores ao produto e ampliar o nicho de mercado” disse o zootecnista Maurício Bassani, durante palestra para os estudantes da Escola Estadual Agrícola José Porfírio de Souza, de São Salvador do Tocantins.

Com o tema "Manejo da fertilidade para altas produtividades", a palestra aconteceu neste sábado, 14, durante a Feira Agrotecnológica de Almas (AgroAlmas), na Fazenda Pindoba, em Dianópolis.  O evento que reuniu estudantes, empresários e produtores rurais da Região Sudeste do Tocantins teve como foco o fomento econômico por meio de tecnologias sustentáveis de produção, com foco no fortalecimento das cadeias produtivas.

A professora das disciplinas de Agrárias, Graciane Gomes, destacou que a participação dos alunos no evento possibilita a vivência do que é apresentado nas aulas teóricas. “Durante a AgroAlmas eles trocaram experiências com estudantes de outras escolas agropecuárias e com produtores que participam das palestras aumentando a interação e a aprendizagem”, frisou.

Acompanhados da engenheira agrônoma a equipe visitou as cinco estações na fazenda e participou das palestras sobre Gestão em pecuária: Índices da Fazenda Pindoba; Manejo reprodutivo da Fazenda Pindoba; Importância do controle de plantas daninhas para a produtividade das pastagens; Cultivares de capim da Embrapa e Prática sobre fertilidade do solo para altas produtividades.

Segundo Rayane Gonçalves, da 2ª série do ensino médio, a visita ao Frigorífico de Pescados Piracema foi enriquecedora.  “Esta é a primeira vez que participo de encontro voltado para o setor agropecuário, o que nos trouxe um leque de conhecimento sobre o cultivo das hortaliças, apicultura e bovinocultura”, destacou a estudante da Escola José Porfírio de Souza. A unidade escolar trabalha com ensino médio integrado e integral em regime de alternância, e oferta ainda do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

De acordo com o extensionista do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), João Filho, nas propriedades é possível conhecer um pouco sobre as práticas e receber orientações úteis para o desenvolvimento das cadeias produtivas. “Atualmente a AgroAlmas transformou-se na Feira da Diversidade. Com o aumento de colaboradores, o evento se expandiu e em 2019 realizaremos a AgroSudeste”, disse entusiasmado.

O organizador contou ainda que há uma participação significativa de instituições privadas e o envolvimento de todas as unidades educacionais da Região. “Para chegarmos a concretização deste trabalho, iniciamos várias atividades anteriormente e estes projetos envolvem os alunos das escolas estaduais e municipais, o que traz uma mobilização dos discentes”, explicou João Albuquerque Filho.

O professor da disciplina de Campo do Colégio Agropecuário de Almas destacou a importância de sediar o evento. “Com a feira os alunos saem do operacional e aprendem mais sobre visão de negócios, comercialização e mercado dos produtos. Nós desenvolvemos com os alunos no campo experimental um teste de produtividade de diferentes germoplasmas com 26 espécies de soja RR IPRO, tecnologia aplicada às variedades,  e a equipe do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) já visitou o local e sinaliza para uma parceria entre as unidades”, disse Arialdo Castro Júnior.

O Dia de Campo realizado na Fazenda Pindoba, de propriedade do agricultor Jairo Alves Guerreiro reuniu mais de 100 pessoas entre estudantes e produtores rurais. O evento desenvolvido pelo Governo do Tocantins conta com a parceria da Embrapa Pesca e Aquicultura, Serviço de Apoio as Pequenas e Micro Empresas (Sebrae),   Fazenda Pindoba, Taura Maximização Pecuária, Alvorada Produtos Agropecuário Ltda e Zoofertil.