Home 02/12/2019 - 17:16 - Abrão de Sousa/Governo do Tocantins

Colégio Abner Pacini realiza caminhada para conscientização sobre o câncer infantojuvenil

Comunidades escolar e local de Almas realizam evento contra o câncer infantojuvenil Comunidades escolar e local de Almas realizam evento contra o câncer infantojuvenil - Seduc / Governo do Tocantins
Pessoas da comunidade recebem serviço de saúde Pessoas da comunidade recebem serviço de saúde - Seduc / Governo do Tocantins
Concentração na praça central em Almas Concentração na praça central em Almas - Seduc / Governo do Tocantins

O Colégio Estadual Dr. Abner Araújo Pacini, do município de Almas, jursidicionado à Diretoria Regional de Educação de Dianópolis, promoveu na manhã de quinta-feira, 28, a caminhada “Todos contra o câncer infantojuvenil”. O evento teve como objetivo alertar a população para o diagnóstico precoce e para os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil.

Participaram da ação os estudantes do ensino fundamental e médio, numa concentração na Praça São Miguel e passeata na principal avenida da cidade.

Foram parceiros no trabalho as escolas municipais, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência da Assistência Social (Cras), comunidade local e secretarias municipais de Saúde e de Educação.

Entre as atividades desenvolvidas destacaram-se distribuição de panfletos, e de cartazes confeccionados pelos estudantes, além de serviços como aferição de pressão. Brindes adquiridos pelos parceiros do evento foram sorteados aos participantes.

Cerca de 450 pessoas, entre estudantes, servidores, professores, técnicos e comunidade local participaram do evento.

Para Marizete Cardoso de Souza Freitas, diretora da unidade escolar, “a campanha proporciona um alerta à comunidade escolar e local sobre os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil, bem como a importância do diagnóstico precoce como melhor prevenção”, pontuou.

Wagner Nepomuceno, prefeito de Almas, participou do evento e afirmou que a escola está agindo corretamente. “A escola está no caminho certo, cumprindo o seu dever social na promoção de eventos que compartilhem informações sobre o câncer infantojuvenil, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade”, pontuou.