Home 02/12/2019 - 16:11 - Abrão de Sousa/Governo do Tocantins

Escola Ana Amorim de Pedro Afonso realiza ações voltadas para aprendizagem de leitura e escrita

Eventos para desenvolver o hábito da leitura e da escrita na Escola Ana Amorim Eventos para desenvolver o hábito da leitura e da escrita na Escola Ana Amorim - Seduc / Governo do Tocantins
Contação de história com base na leitura de livros literários Contação de história com base na leitura de livros literários - Seduc / Governo do Tocantins
Socialização das leituras em grupo pelos estudantes Socialização das leituras em grupo pelos estudantes - Seduc / Governo do Tocantins

A Escola Estadual Ana Amorim, de Pedro Afonso, realizou na sexta-feira, 29, a conclusão das ações desenvolvidas no ‘II Concurso de redação’, com premiação e certificados para os estudantes do 8º e 9º anos dos turnos matutino e vespertino.

Entre os objetivos do trabalho destacam-se incentivar a produção escrita, contribuindo para o desenvolvimento dos estudantes em textos de tipologias argumentativa e dissertativa e, ainda, a melhoria dos argumentos de forma crítica na produção dos textos escritos.

O tema trabalhado foi “A violência contra a mulher na sociedade brasileira”. Os idealizadores da ação foram os professores de redação Ariane Ribeiro dos Santos e Júlio Cézar Ribeiro Bandeira dos Santos.

Ariane Ribeiro, professora de redação, ressalta que “é essencial realizar projetos nesse formato, com o fim de preparar os estudantes para a solução de problemas que envolvam diversas tipologias textuais.”

Taynara Ferreira Cirqueira, estudante do 8º ano, afirmou que “o trabalho contribui com desempenho dos estudantes na comunicação escrita, o que pode garantir melhores resultados também nas avaliações na escola e fora dela”.

Para incentivar a leitura foi promovido também o “Piquenique literário”, idealizado pela professora Elizandra Maria Portilho da Silva, em parceria com a biblioteca municipal Telmo Rodrigues. O trabalho foi realizado fora do espaço da sala de aula, tendo como foco a leitura de livros literários, que tiveram as leituras socializadas entre os estudantes que participaram da ação.

Conforme a professora Elizandra Maria Portilho, o objetivo da ação foi alcançado. “A ação foi um sucesso para a aprendizagem dos alunos, a leitura, além de favorecer o aprendizado de conteúdos específicos, aprimorou o vocabulário e a escrita dos estudantes”, destacou.

Maria Francisca Coelho Martins dos Santos, diretora da Escola, enfatizou a importância da aplicação de atividades práticas. “Buscamos desenvolver sempre a prática da leitura e da escrita com os estudantes, pois o conhecimento acompanha o indivíduo por toda a vida. Essas ações significam que estamos no caminho certo, na busca pelo desenvolvimento dos nossos alunos”, finalizou.