Home 11/03/2019 - 16:16 - Abrão de Sousa / Governo do Tocantins

Estudante do CEM Rui Brasil Cavalcante de Miranorte escreve livro sobre seus sonhos e ideias

Matheus escreveu um livro sobre seus sonhos e ideias Matheus escreveu um livro sobre seus sonhos e ideias - Divulgação / Governo do Tocantins
Matheus escreveu um livro sobre seus sonhos e ideias Matheus escreveu um livro sobre seus sonhos e ideias - Divulgação / Governo do Tocantins
Noite de autógrafo ocorrerá no dia 15 de março Noite de autógrafo ocorrerá no dia 15 de março - Divulgação / Governo do Tocantins

O estudante Matheus Morais Rodrigues, da 2ª série, do Centro de Ensino Médio Rui Brasil Cavalcante, de Miranorte, jurisdicionado à Diretoria Regional de Educação de Miracema, escreve um livro que trata de suas ideias e sonhos.

Matheus é o narrador personagem do livro. Ele almeja ser professor e advogado, e dentre as disciplinas que ele mais gosta destacam-se redação e língua portuguesa. “Os maiores incentivadores para eu escrever foram minha família e as professoras Maria Célia Gomes de Souza e Ludmilla Cantuária de Souza”, comentou.

De acordo com Maria Célia Gomes de Souza, professora de língua portuguesa, o trabalho por meio de projetos incentiva os alunos na aprendizagem. “Quando os estudantes são incentivados a aprender, eles dão respostas positivas. Nessa escola são desenvolvidos diversos projetos com vários temas como Conhecendo o Tocantins, Semana da Consciência Negra, o Cinema e as faces da Leitura e Semana dos Povos Indígenas. Ano passado foi publicado um livro de poemas escritos pelos estudantes e também por pessoas convidadas”, ponderou.

Maria Célia ainda afirma que “todos os projetos incentivam os alunos a tomarem iniciativa para escrever. Em especial, o Matheus me disse que estava escrevendo um livro e queria que eu o olhasse. Isso é interessante por ter sido de iniciativa do próprio aluno”.

O título do livro é O Diário de um garoto. Na obra, o autor trata dos próprios sonhos e ideias, o que demonstra ser um jovem protagonista. O engajamento dos professores no trabalho é fundamental para que os alunos desejem escrever. O livro está concluído, e buscando meios para publicação.

O lançamento do livro está previsto para 15 de março, às 19h, no Centro de Ensino Médio Rui Brasil Cavalcante, em Miranorte. Contato com o autor pelo cel. (63) 98434-1621.

A atitude de Matheus, segundo Maria Célia, “representa incentivo a ele e também aos outros alunos, visto que a partir do trabalho de leitura realizado com todos os alunos, significa uma semente plantada para que os outros alunos queiram escrever também”.