Home 13/03/2019 - 17:04 - Abrão de Sousa / Governo do Tocantins

Oficina sobre literatura de cordel é desenvolvida com participação de técnico da Seduc

Juarez Alencar desenvolve oficina de cordel na Escola Beatriz Rodrigues         Juarez Alencar desenvolve oficina de cordel na Escola Beatriz Rodrigues - Divulgação / Governo do Tocantins
Cleuda Milhomem, Ana Kamila e Juarez Alencar na oficina de cordel ministrando oficina Cleuda Milhomem, Ana Kamila e Juarez Alencar na oficina de cordel ministrando oficina - Divulgação / Governo do Tocantins

Foi realizada nesta quarta-feira, 13, mais uma etapa do projeto Cordelizando na Escola. As ações foram desenvolvidas na Escola Municipal Beatriz Rodrigues da Silva. A finalidade do projeto é desenvolver o gosto dos estudantes pela leitura, envolvendo a habilidade da escrita por meio da literatura de cordel.

Entre as atividades desenvolvidas destacaram-se oficinas de criação, leitura e produção de cordéis. Em seguida ocorreu a exposição dos textos de forma oral, utilizando-se de música, declamação, escrita, e audiovisual.

O cordelista Juarez Alencar, da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes foi parceiro na ação, contribuindo com oficinas para os professores e estudantes.

A literatura de cordel trata de temas simples do cotidiano das pessoas e de forma diversificada de vivências. Por trabalhar com a realidade, cada participante pode sentir-se parte da história, o que contribui para a melhoria do ensino e aprendizagem, no caso do trabalho realizado com os estudantes.

Projeto Cordelizando na Escola

O projeto Cordelizando na Escola foi selecionado para ser apresentado no II Seminário Universalização das Bibliotecas: Desafios e Possibilidades, realizado nos dias 12 e 13 de março de 2019, no auditório da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat).