Home 14/03/2019 - 17:03 - Abrão de Sousa / Governo do Tocantins

Educação comemora Dia do Ouvidor incentivando o reconhecimento profissional entre os servidores

O Dia do Ouvidor foi comemorado com conscientização na Seduc O Dia do Ouvidor foi comemorado com conscientização na Seduc - Márcio Vieira / Governo do Tocantins
Para Silvânia Araújo, o papel da Ouvidoria é atender o cidadão Para Silvânia Araújo, o papel da Ouvidoria é atender o cidadão - Márcio Vieira / Governo do Tocantins
Equipe da ouvidoria da Seduc Equipe da ouvidoria da Seduc - Márcio Vieira / Governo do Tocantins
Para a secretária Adriana Aguiar, o ato de elogiar contribui para o sucesso do trabalho Para a secretária Adriana Aguiar, o ato de elogiar contribui para o sucesso do trabalho - Márcio Vieira / Governo do Tocantins

Quem pensa que a Ouvidoria é um órgão utilizado apenas para receber denúncias, pode mudar a interpretação. A Ouvidoria da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) comemorou, nessa quinta-feira, 14, o Dia do Ouvidor, demonstrando uma das atribuições do departamento, que registra elogios à atuação do servidor público.

O Dia do Ouvidor é comemorado em 16 de março, data que homenageia a fundação da Associação Brasileira de Ouvidores e Ombudsman (ABO Nacional) no ano de 1995, e que se tornou oficial por meio da lei 12.632/12, instituindo-se o Dia Nacional do Ouvidor.

Dentre as atividades realizadas pelo ouvidor, destacam-se a representação da empresa e da voz do cidadão, e a proposição de melhorias na organização, por meio dos atendimentos prestados e análises realizadas. A conscientização e a sensibilização sobre o papel do ouvidor nas suas áreas de trabalho é fundamental para a garantia do sucesso nas organizações.

Segundo Silvânia Pereira Rodrigues Araújo, ouvidora da Seduc, o papel da Ouvidoria é amplo. “Trabalhamos o elogio, que é uma maneira de proporcionar melhor relacionamento entre os servidores, e também melhorar a autoestima das pessoas. Geralmente, acredita-se que a ouvidoria serve apenas para receber denúncias, mas, além disso, outros assuntos são tratados, por exemplo solicitações de informação e proposição de sugestões”, destacou.

A secretária de Estado da Educação, Adriana Aguiar, participou do momento e elogiou a ação. “O elogio é sempre positivo. Podemos realizar mais momentos semelhantes a esse. Queremos ouvir mais o cidadão e melhorar sempre o nosso trabalho. A existência da Ouvidora em uma organização só faz sentido quando há impacto positivo para o seu funcionamento. Sugiro que possamos realizar um comparativo sobre o trabalho realizado com as pessoas que receberam elogios ou elogiaram. Devemos manter um equilíbrio no recebimento de denúncias e soluções de demandas”, ponderou.

O dia de comemoração foi com servidores elogiados como uma forma de conhecer o outro e melhorar as relações interpessoais.