Home 18/03/2019 - 16:56 - Abrão de Sousa / Governo do Tocantins

Colégio Sagrado Coração de Jesus comemora o Dia Nacional dos Animais com palestras para os estudantes

Colégio desenvolve projeto sobre cuidados com os animais Colégio desenvolve projeto sobre cuidados com os animais - Divulgação / Governo do Tocantins
Colégio Sagrado Coração de Jesus realiza palestras sobre cuidados com os animais Colégio Sagrado Coração de Jesus realiza palestras sobre cuidados com os animais - Divulgação / Governo do Tocantins
Estudantes assistem palestra sobre respeito aos animais Estudantes assistem palestra sobre respeito aos animais - Divulgação / Governo do Tocantins

O Colégio Sagrado Coração de Jesus, de Porto Nacional, jurisdicionado à Diretoria Regional de Educação de Porto Nacional, realizou entre os dias 13 e 15 de março, uma ação em comemoração ao Dia Nacional dos Animais. A ação teve como parceiro o Museu de Zoologia José Hidasi de Porto Nacional.

Na exposição, os animais pertenciam à fauna brasileira, sendo eles domésticos e selvagens. O objetivo do trabalho foi conscientizar os alunos sobre os cuidados que devem ser dados aos animais, sejam domésticos ou selvagens. A ação faz parte do Projeto “Animais à nossa volta”, que é desenvolvido pela coordenadora Érika Andrea Auriema e pelas professoras da Educação Infantil.

Eloisa Paula Bispo, bióloga do Museu José Hidasi, proferiu uma palestra, sobre as características particulares dos animais como hábitos alimentares e seu habitat, direcionada aos estudantes. A palestrante explicou também sobre o processo de empalhamento e metodologias adotadas pelo Museu para conservação dos animais e conscientização dos visitantes, para preservação do meio ambiente.

Durante a execução do projeto, as crianças demonstraram interesse pelas informações repassadas, e conheceram melhor os animais selvagens. Cada animal exposto foi observado com muita atenção e curiosidade por parte dos pequenos aprendizes. Para desenvolver as competências da leitura e da escrita, as crianças observaram os nomes dos animais que foram etiquetados e expostos no prédio da Educação Infantil.

Segundo Érika Andrea Auriema, coordenadora pedagógica, as ações são fundamentais para o conhecimento das crianças. “De forma lúdica e prazerosa, os estudantes entenderam que se deve ter respeito pelos animais, além de cuidado com o meio ambiente, visto que é mais fácil cuidar daquilo que se conhece”, destacou.