Home 26/04/2019 - 15:08 - Cláudio Paixão / Governo do Tocantins

Salas temáticas dinamizam o processo de ensino e aprendizagem em escola do Tocantins

Sala temática de Matemática identificada com elementos e instrumentos utilizados no ensino da disciplina Sala temática de Matemática identificada com elementos e instrumentos utilizados no ensino da disciplina - Márcio Vieira / Governo do Tocantins
A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, durante visita à sala temática de Língua Portuguesa A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, durante visita à sala temática de Língua Portuguesa - Marcio Vieira / Governo do Tocantins
Horta escolar com o formato de diferentes figuras geométricas foi implantada na escola em 2018 Horta escolar com o formato de diferentes figuras geométricas foi implantada na escola em 2018 - Marcio Vieira / Governo do Tocantins
Lucas Cardoso, aluno do 3º ano do ensino médio, defende que as aulas nas salas temáticas aproxima mais dos conteúdos Lucas Cardoso, aluno do 3º ano do ensino médio, defende que as aulas nas salas temáticas aproxima mais dos conteúdos - Marcio Vieira / Governo do Tocantins
Para o aluno Ronaldo Caldeira Nunes, as aulas nas salas temáticas fortalece o aprendizado Para o aluno Ronaldo Caldeira Nunes, as aulas nas salas temáticas fortalece o aprendizado - Marcio Vieira / Governo do Tocantins
A professora de Matemática Amanda Karine Carvalho idealizou o projeto de horta escolar e trabalha a interdisciplinaridade nas aulas A professora de Matemática Amanda Karine Carvalho idealizou o projeto de horta escolar e trabalha a interdisciplinaridade nas aulas - Marcio Vieira / Governo do Tocantins

Implantadas no Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral Agropecuário de Almas em 2018, quatro salas identificadas por áreas do conhecimento são uma das ferramentas adotadas pela equipe da unidade escolar para aproximar os alunos dos conteúdos trabalhados em sala de aula e dinamizar o processo de ensino e aprendizagem.

Foram implantadas na escola salas de Matemática, Língua Portuguesa, Ciências Humanas - em que são trabalhadas as disciplinas de História e Geografia - e a sala de Ciências Biológicas, para as disciplinas de Física, Química e Biologia. “As salas promovem o desenvolvimento e o envolvimento dos alunos com as disciplinas, e o resultado na aprendizagem é bem maior”, destacou a diretora da escola, Luana Fonseca.

O planejamento semanal dos professores é realizado de modo que as salas possam ser aproveitadas da melhor forma possível, havendo sempre um revezamento das turmas. As salas contam com jogos, livros e painéis, entre outras ferramentas. “Gostamos muito das aulas nesses espaços, é um ambiente que nos aproxima mais do conteúdo, contribui para a formação do nosso conhecimento”, ressaltou Lucas Cardoso, aluno do 3º ano do ensino médio.

A professora de Matemática, Amanda Karine Carvalho, destacou algumas das atividades que podem ser realizadas nas salas temáticas. “Já trabalhamos na construção de figuras geométricas, realizamos alguns jogos, trabalhamos com filmes, além disso, o espaço permite uma interação maior entre os alunos, o que nos permite a realização de aulas práticas de resolução de questões”, destacou.

Interdisciplinaridade

Por se tratar de uma escola que promove educação voltada para o campo, o Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral Agropecuário de Almas, além das disciplinas da base comum, conta com conteúdos específicos ligados à realidade do campo e que podem ser trabalhados de forma interdisciplinar. Um dos projetos em que isso pode ser evidenciado é o da horta com figuras geométricas.

“Interligando a matemática com as disciplinas do campo, como a Saberes e Fazeres do Campo, também em 2018, iniciamos a implantação de uma horta escolar com os canteiros com formato de diferentes figuras geométricas. Até o final do mês de maio devemos realizar a primeira colheita. A ideia é introduzirmos o que colhermos na merenda escolar”, apontou a professora Amanda Karine Carvalho, idealizadora do projeto. 

Existem na escola canteiros retangulares, quadrados e triangulares. “Nesse projeto, podemos vivenciar na prática como cuidar de uma horta, o trabalho de adubação da terra. E vejo assim, que tanto a horta como as aulas nas salas temáticas ajudam a agregar conhecimento”, defendeu Ronaldo Caldeira Nunes, aluno do 3º ano do ensino médio.