Home 14/05/2019 - 18:09 - Abrão de Sousa / Governo do Tocantins

Professoras do Tocantins são selecionadas e participarão do Missão Pedagógica no Parlamento

Professoras do Tocantins irão participar do Programa Missão Pedagógica no Parlamento Professoras do Tocantins irão participar do Programa Missão Pedagógica no Parlamento - Marcio Vieira / Governo do Tocantins

Duas professoras do Tocantins foram selecionadas para participarem de uma formação presencial pelo Programa Missão Pedagógica no Parlamento, entre os dias 10 e 14 de junho de 2019, em Brasília.

O Programa tem o objetivo de capacitar professores de escolas públicas de todo o Brasil em educação para a democracia, de modo a contribuir para a valorização da escola como espaço para a vivência de experiências e valores democráticos.

Irão a Brasília as professoras Rosiane Pereira Miranda, do Colégio Estadual Desembargador Virgílio de Melo Franco, do município de Paranã, jurisdicionado à Diretoria Regional de Educação de Arraias; e Gina Gonzaga de Sousa, do Colégio Estadual Irmãos Filgueiras, jurisdicionado à Diretoria Regional de Educação de Araguatins.

O curso é composto por uma fase presencial com 40 horas de estudos em Brasília e outra na modalidade de educação a distância, com 50 horas. Em Brasília, as cursistas terão conteúdos e metodologias, de forma contextualizada e reflexiva, sobre educação para a democracia nas escolas e temas relativos ao Parlamento.

Na fase presencial, os cursistas irão conhecer conteúdos relacionados à democracia e representação; o processo legislativo; o papel institucional da Câmara dos Deputados e as funções do Parlamento; à participação do cidadão, bem como conceitos de educação para democracia e letramento político; o papel da escola para a formação democrática e cidadã, além de conceitos e experiências de projetos pedagógicos de intervenção.

Na fase a distância, prevista para o período de 5 de agosto a 14 de novembro, os educadores desenvolverão e aplicarão em suas escolas projetos de educação para a democracia, tendo o Poder Legislativo como foco de interesse, e serão acompanhados pelos tutores do Centro de Formação, Aperfeiçoamento e Treinamento da Câmara dos Deputados (Cefor).