Home 15/05/2019 - 18:03 - Cláudio Paixão/Governo do Tocantins

Regime de colaboração é discutido em mesa redonda com o secretário executivo da Educação

Para Robson Vila Nova, o Estado funciona como um elo entre as diferentes instâncias da educação básica Para Robson Vila Nova, o Estado funciona como um elo entre as diferentes instâncias da educação básica - Marcio Vieira/Governo do Tocantins

O secretário executivo da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Robson Vila Nova Lopes, apresentou o regime de colaboração na educação, em mesa redonda no XI Fórum Estadual da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), nesta quarta-feira, 15. Na ocasião, ele destacou que o Estado tem um papel estratégico no fortalecimento da educação nos municípios.

“No regime colaborativo, o Estado tem o papel muito importante junto aos municípios, de forma que esses se tornem protagonistas no processo de garantia de acesso à educação. O Estado, por meio de suas ações e programas, fortalece as iniciativas que estão sendo desenvolvidas nas escolas”, destacou.

O secretário executivo destacou que o Estado funciona como um elo entre as diferentes instâncias da educação básica. “Seja por meio dos termos de cooperação técnicas que assinamos com os municípios, dos programas institucionais, ou ainda mantendo a regularidade dos repasses, estamos diretamente ligados a todo o processo educacional”, ressaltou.

A mesa redonda trouxe o tema central do XI Fórum Estadual da Undime Tocantins: ‘Regime de colaboração, responsabilidade dos entes federados frente ao desenvolvimento da educação municipal’. Para reafirmar o compromisso do Governo em unir esforços com os municípios em prol da educação de qualidade, na última terça-feira, a titular da Seduc, Adriana Aguiar, assinou um termo de cooperação com a Agência Tocantinense de Municípios (ATM), para adesão aos programas, ações e inciativas diversas da Educação.

Além do secretário executivo da Educação, Robson Vila Nova Lopes, a mesa redonda contou com a participação de Luiza Aurélia, presidente da Undime/CE, que apresentou as experiências com ações colaborativas realizadas no Ceará; e de Guilherme Lacerda, secretário executivo do Movimento Colabora Educação.