Home 11/06/2019 - 12:55 - Núbia Daiana Mota/governo do Tocantins

Diretrizes da BNCC para o Ensino Religioso é tema de formação na Regional de Dianópolis

Professores e coordenadores pedagógicos participaram da formação em Dianópolis Professores e coordenadores pedagógicos participaram da formação em Dianópolis - Seduc / Governo do Tocantins

A Diretoria Regional de Educação de Dianópolis (DRE) promoveu nessa segunda-feira, 10, formação para os professores que ministram a disciplina de ensino religioso nas unidades escolares da rede estadual. A iniciativa visa orientar os educadores e coordenadores pedagógicos quanto ao planejamento do conteúdo curricular de acordo com as definições da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

As competências específicas da área se direcionam para estimular a convivência e o respeito entre diferentes tradições religiosas. As competências específicas de ensino religioso orientam as escolas a ministrar a disciplina de forma que os estudantes possam compreender, valorizar e respeitar as manifestações religiosas e filosofas de vida. Analisar as relações entre as tradições religiosas e os campos da cultura, da política, da economia, da saúde, da ciência, da tecnologia e do meio ambiente.

Conforme as habilidades descritas na BNCC, as escolas devem ainda promover ações constantes contra a intolerância, discriminação e violência de cunho religioso, favorecendo a cultura de paz e o exercício da cidadania.

Segundo a assessora de ciências humanas da DRE de Dianópolis, Ana Helena, a programação do encontro levou aos servidores uma abordagem histórica do ensino religioso no Brasil e as diretrizes da BNCC. “Destacamos as competências e habilidades e quais são as temáticas e os objetos de conhecimento que precisam ser trabalhados. Além da abordagem geral de como este componente contribui para a formação socioemocional dos alunos e de que forma o ensino religioso ajuda a desenvolver no aluno o respeito à diversidade e ao pensamento crítico”, enfatizou.

Para Fabiana Bispo de Paiva, professora de ensino religioso na Escola Estadual Joca Costa, de Dianópolis, a capacitação proporcionou novas abordagens para o planejamento das aulas. “A formação veio para nos orientar sobre as diretrizes da BNCC para o ensino religioso e como esse conteúdo dever ser trabalhado em sala, levando em conta o respeito às diferentes manifestações religiosas, combatendo a intolerância e a violência e colaborando para a cultura de paz”, ponderou.