Home 11/06/2019 - 15:54 - Guilherme Gandara / Governo do Tocantins

Educação promove inscrições no ‘Selo Quem Educa, Faz!’ nas diretorias regionais com Agenda Pedagógica

Atividades pedagógicas movimentam Diretorias Regionais de Educação Atividades pedagógicas movimentam Diretorias Regionais de Educação - Seduc / Governo do Tocantins
As ações reuniram diretores escolares, coordenadores pedagógicos e equipes técnicas das escolas As ações reuniram diretores escolares, coordenadores pedagógicos e equipes técnicas das escolas - Seduc / Governo do Tocantins
Em Guaraí parte do encontro foi realizado na Câmara Municipal Em Guaraí parte do encontro foi realizado na Câmara Municipal - Seduc / Governo do Tocantins
Entre as atividades, estavam a divulgação do Selo Quem Educa, Faz!, de ações da Seduc e orientações sobre evasão escolar Entre as atividades, estavam a divulgação do Selo Quem Educa, Faz!, de ações da Seduc e orientações sobre evasão escolar - Seduc / Governo do Tocantins

Com o intuito de incentivar os professores das escolas tocantinenses a se inscreverem no Selo Quem Educa, Faz! e, ainda, estreitar as relações entre os servidores, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) realiza entre os dias 7 e 14 de junho, a I Agenda Pedagógica nas 13 Diretorias Regionais de Educação (DRE).

No cronograma de atividades estão análises de resultados educacionais, panorama dos indicadores e proposta de Intervenção Pedagógica para qualidade do ensino e aprendizagem. O objetivo é acompanhar, orientar e fomentar ações pedagógicas desenvolvidas pela Seduc e pelas unidades escolares.

Participam das ações nas Diretorias, os diretores regionais de Educação, os diretores das unidades escolares, coordenadores pedagógicos, secretários municipais de Educação e os responsáveis pedagógicos das secretarias municipais de Educação.

Diretor de gestão da Educação básica da Seduc, Leandro de Souza Vieira explicou os objetivos da Agenda Pedagógica nas Diretorias Regionais. “A ideia é mobilizar todos os profissionais da educação com iniciativas pedagógicas para participação no Selo. É fundamental para os profissionais mostrarem o que está sendo feito nas escolas”, pontuou.

As inscrições para o Selo Quem Educa, Faz! estão abertas até o dia 15 de outubro. O certame já conta com mais de 1.420 inscrições.

Gurupi

Na regional de Gurupi, a Agenda Pedagógica aconteceu no dia 10. Foram abordados os resultados do 1° Bimestre de 2019; plano de ação da dupla gestora, gestor e coordenador pedagógico da escola. Foi feito monitoramento do trabalho pedagógico e ainda proposta para implementação do plano de ação da orientação educacional das Escolas.

Nilma Vasconcelos, diretora da Escola Estadual Vila Guaracy, falou que a Agenda Pedagógica esclareceu os momentos que a Educação vive e os resultados que ela tem alcançado. “Os índices do nosso Estado são ótimos, e essa ação de incentivo ao planejamento pedagógico e valorização dos trabalhos das escolas é necessária para que possamos crescer ainda mais, inclusive no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que foi muito frisado nas atividades”, destacou.

A diretora regional, Claudia Moreira dos Santos Assunção, falou sobre os ensinamentos da atividade. “A metodologia utilizada para abordar a forma de planejamentos pedagógicos das escolas foi crucial para melhora no trabalho dos servidores nas unidades escolares. Além disso, a valorização dos profissionais da Educação, por meio do Selo, mostra o compromisso da Secretaria de Educação com o trabalho de excelência desenvolvido nas escolas”.

Araguatins

Em Araguatins, a Agenda Pedagógica acontece nesta terça-feira, 11. O diretor regional, Luiz Carlos Pereira da Silva, destacou o apoio da Seduc na realização de atividades pedagógicas nas escolas. “Têm muitas ações de impacto que as escolas desenvolvem e que precisam ser fortalecidas. Essa iniciativa de incentivar os professores e gestores em seus projetos é importante para o desenvolvimento da gestão”.

Paraíso

Segundo a Diretora Regional de Educação de Paraíso, Meyrivane Teixeira Santos Arraes, “a Agenda Pedagógica contribuiu para o fortalecimento das ações das unidades escolares, em prol da aprendizagem com sucesso do aluno e permanência escolar”.

Já a supervisora educacional Daniela de Oliveira enfatizou os resultados do trabalho. “A equipe da Seduc trabalhou de forma objetiva e motivacional, deixando uma mensagem de apoio para as escolas. A DRE também sentiu que o caminho está sendo construído de forma democrática com a participação e contribuição de todos”, finalizou.

Ao longo da semana todas as Diretorias Regionais de Educação serão contempladas pela Agenda Pedagógica.

são escolar