Home 09/07/2019 - 15:58 - Fábio Almeida / Governo do Tocantins

Participantes do Curso de Formação de Professores em Magistério Indígena terão sessão especial de cinema no Cine Cultura

A sessão será realizada nesta quinta-feira, 10, no Cine Cultura em Palmas A sessão será realizada nesta quinta-feira, 10, no Cine Cultura em Palmas - Reprodução

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), e a Fundação Cultural de Palmas, promovem nesta quinta-feira, 10, às 19 horas, uma sessão especial de cinema no Cine Cultura para os participantes da 30ª etapa do Curso de Formação de Professores em Magistério Indígena.

Os povos Karajá, Javaé, Xambioá, Apinajé, Krahô, Xerente e Krahô Kanela terão a oportunidade de assistir ao filme “Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos”, de João Salaviza e Renée Nader Messora, que foi gravado ao longo de nove meses na aldeia Pedra Branca, em Itacajá - TO. A produção, que teve estreia no ano passado, já participou de mais 50 festivais internacionais e conquistou 11 prêmios, como o Prêmio Especial do Júri da Mostra Um Certain Regard, no Festival de Cannes.

O trailer do filme está disponível no YouTube, por meio do link: https://www.youtube.com/watch?v=VpeRM3X9wAM.

Para o gerente da Educação Indígena da Seduc, Waxiy Maluá Karajá, essa será uma oportunidade de unir as discussões em sala de aula, por meio do curso de magistério, com a temática cultural do filme. “Neste 30ª encontro do Magistério, teremos a colação de grau de uma turma com 21 professores, e os demais finalizam o curso em julho de 2021, a troca de conhecimento usando metodologias variadas oportuniza a ampliação do olhar pedagógico dos professores”, ressaltou.

Sinopse

Ihjãc é um jovem da etnia Krahô, que mora na aldeia Pedra Branca, em Tocantins. Após a morte do pai, ele recusa-se a se tornar xamã e foge para a cidade. Longe de seu povo e da própria cultura, Ihjãc enfrenta as dificuldades de ser um indígena no Brasil contemporâneo.