Home 13/08/2019 - 17:40 - Guilherme Gandara/Governo do Tocantins

Professores utilizam criatividade para apresentação das disciplinas eletivas nas Escolas Jovem em Ação

“Biovoice Brasil” integra as disciplinas de Biologia, Língua Portuguesa e Física, e foi idealizada pela professora Raglébia Moraes “Biovoice Brasil” integra as disciplinas de Biologia, Língua Portuguesa e Física, e foi idealizada pela professora Raglébia Moraes - Márcio Vieira/Governo do Tocantins
A eletiva apresentada pelo professor Rodrigo Gomes foi inspirada no livro ‘Os Bruzundangas’, de Lima Barreto A eletiva apresentada pelo professor Rodrigo Gomes foi inspirada no livro ‘Os Bruzundangas’, de Lima Barreto - Marcio Vieira/Governo do Tocantins

Parte complementar do currículo dos estudantes das unidades de ensino que ofertam o programa Escola Jovem em Ação, as disciplinas eletivas diversificam conteúdos regulares com temas transversais importantes. E para conquistar a adesão dos estudantes, o Feirão das Eletivas é realizado no início de cada semestre, em todas as 22 escolas que ofertam o programa, em 12 Diretorias Regionais de Educação (DRE). A ideia do Feirão é que os professores apresentem suas eletivas aos estudantes, usando a criatividade para cativar participantes.

Na Escola Estadual de Tempo Integral Professora Elizângela Glória Cardoso, de Palmas, o Feirão das Eletivas foi realizado na tarde desta terça-feira, 13. Os professores apresentaram as 21 disciplinas eletivas ofertadas, utilizando caracterização, cartazes e materiais que remetem ao conteúdo que será trabalhado durante o semestre.

Uma das disciplinas que chamou a atenção dos estudantes é “’Bruzundança’: O país sem povo”. A eletiva pensada pelo professor Rodrigo Gomes é inspirada no livro ‘Os Bruzundangas’, de autoria do escritor brasileiro Lima Barreto. O professor explicou o objetivo principal desta eletiva. “Após ouvir sugestões dos estudantes, pensamos em desenvolver essa disciplina para discutir um pouco sobre política brasileira, desde que o país foi formado, até os dias atuais”, pontuou.

Essa disciplina surgiu a partir de sugestão do estudante Natanael Paulo de Almeida, da 2ª série do ensino médio, que falou da importância de estudar política para debates e protagonismo na escola. “A ideia é trazer o debate para os jovens, estudar conceitos importantes e elevar o nosso conhecimento sobre essa temática importante”, destacou.

Outra disciplina apresentada, “Biovoice Brasil”, integra as disciplinas de Biologia, Língua Portuguesa e Física. A professora Raglébia da Costa Moraes falou dos conteúdos abordados na disciplina. “Iremos trabalhar técnicas de conservação da voz e doenças relacionadas, técnicas de dicção, aquecimento vocal, além da produção de som”, finalizou.

Assim como na Escola Estadual em Tempo Integral Professora Elizângela Glória Cardoso, as outras 21 escolas desenvolvem os feirões das disciplinas eletivas no início do semestre. Essas disciplinas abordam temas que são voltados para incentivo à criatividade, pensamento crítico, sustentabilidade, protagonismo juvenil, entre outros, com aulas práticas para os estudantes.