Home 10/09/2019 - 18:04 - Guilherme Gandara/Governo do Tocantins

Posse do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos reúne estudantes e autoridades em Palmas

Na cerimônia foi feita a assinatura do termo de posse Na cerimônia foi feita a assinatura do termo de posse - Marcio Vieira / Governo do Tocantins
A titular da Seduc, Adriana Aguiar, e o professor da Universidade de Gurupi, Antônio Sávio, falaram sobre a importância do Comitê A titular da Seduc, Adriana Aguiar, e o professor da Universidade de Gurupi, Antônio Sávio, falaram sobre a importância do Comitê - Marcio Vieira / Governo do Tocantins

Criado para desenvolver atividades político-educativas, a fim de propor e promover políticas de educação em direitos humanos em toda sua área de abrangência, o Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos (CEEDH) tomou posse na tarde desta terça-feira, 10, em Palmas. Em cerimônia realizada na inauguração do auditório da Escola Estadual Elizângela da Glória Cardoso, estavam presentes o governador do Tocantins, Mauro Carlesse; a Secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar; representantes da comunidade escolar e das 23 instituições que compõem o Comitê. Na cerimônia foi feita a assinatura do termo de posse.

A titular da Seduc, Adriana Aguiar, falou sobre a importância da concretização deste comitê. “Essa parceria entre instituições fortalece a Educação tocantinense. É necessário o debate sobre os direitos humanos no contexto educacional, para implementar políticas públicas que estejam em consonância com o Plano Estadual de Educação, com o apoio dessas instituições que visam a melhoria da educação no Tocantins”, ponderou.

Já o representante da sociedade civil e do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos, professor da Universidade de Gurupi, Antônio Sávio, frisou os objetivos do Comitê. “A ideia é desenvolver ações que norteiam uma política educacional voltada para direitos humanos e que sejam capazes incentivar a criticidade nos estudantes”, pontuou.

O Comitê tem como objetivos fundamentais a proposição, monitoramento, avaliação e implementação de políticas públicas para o cumprimento do Plano Estadual de Educação do Tocantins (PEE-TO). É um espaço de participação social e é elemento essencial para o fortalecimento da democracia e das políticas educacionais.

Comitê

O comitê foi oficializado no dia 12 de julho de 2019 e publicado na Portaria – Seduc nº 1342, de 31 de maio de 2019, no diário oficial do Estado nº 5.397, de 12 de julho de 2019. Fazem parte do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos, diversas instituições público-privadas, associações, conselhos, federações e outras entidades.