Home 20/09/2019 - 14:32 - Cláudio Paixão/Governo do Tocantins

Educação entrega mais de 600 itens em bens para unidades escolares na região de Palmas

Mateus dos Santos Lima recebeu o certificado de Balconista de Farmácia Mateus dos Santos Lima recebeu o certificado de Balconista de Farmácia - Marcio Vieira/Governo do Tocantins
Maíza Ramos Gouveia destacou que os cursos ajudam a melhorar o currículo Maíza Ramos Gouveia destacou que os cursos ajudam a melhorar o currículo - Marcio Vieira/Governo do Tocantins
Para Marilene Fernandes de Araújo, o curso de Cuidador de Idosos ajudou no seu aperfeiçoamento profissional Para Marilene Fernandes de Araújo, o curso de Cuidador de Idosos ajudou no seu aperfeiçoamento profissional - Marcio Vieira/Governo do Tocantins
Os cursos de formação continuada ajudam a melhorar o processo de ensino e aprendizagem, destacou a professora Valdeci Vasconcelos Os cursos de formação continuada ajudam a melhorar o processo de ensino e aprendizagem, destacou a professora Valdeci Vasconcelos - Marcio Vieira/Governo do Tocantins

Na última edição da consulta do PPA 2020-2023, realizada nesta sexta-feira, 20, escolas da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Palmas receberam mais de 600 itens em bens patrimoniais e eletrodomésticos. Também foram entregues os certificados para 40 alunos concluintes de cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

De acordo com a titular da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Adriana Aguiar, a finalização da entrega dos benefícios durante a consulta do PPA, que ocorreu na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, marca um momento importante. "Ao longo da realização das consultas do PPA, podemos ouvir a população, debater inovações na educação e entregamos benefícios para as 13 Diretorias Regionais de Educação", apontou.

Os benefícios atenderão a 23 unidades escolares dos municípios de Aparecida do Rio Negro, Lajeado e Palmas e conforme o titular da Diretoria Regional de Educação de Palmas, Adolfo Bezerra, irão beneficiar diretamente os estudantes. "São bens que chegam para atender às necessidades das escolas e melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem".

Ao todo, foram oito geladeiras duplex de 450 litros; 13 coifas; 10 exaustores; 121 ventiladores; 380 carteiras/conjunto aluno e 106 conjuntos professores.  Os itens foram distribuídos conforme as demandas apresentadas pelos gestores das unidades escolares e visam promover o bem-estar dos estudantes e dos profissionais da educação.

Certificados

Os certificados dos Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) do Pronatec foram entregues para os alunos que concluíram os cursos de Agricultor Orgânico, Cerimonialista, Cuidador de Idoso, Balconista de Farmácia, Frentista, Maquiador, Fruticultor Orgânico e Assistente de Contabilidade, das Diretorias Regionais de Educação de Porto Nacional, Miracema e Palmas.

Mateus dos Santos Lima fez o curso de Balconista de Farmácia. Para ele, a realização do curso é um marco em sua vida. "Esse curso nos coloca à frente ao ingressarmos no mercado profissional que está cada vez mais exigente. A sua colega de curso Maíza Ramos Gouveia destacou outra característica do curso. "O conhecimento adquirido ajuda a melhorar nosso currículo”.

Há quase dois anos atuando como cuidadora de Idoso, Marilene Fernandes de Araújo decidiu se aperfeiçoar na profissão. "Foi importante, me ajudou a pensar em algumas técnicas de cuidado e me aperfeiçoou naquilo que eu gosto de fazer: cuidar das pessoas. Acredito que me tornei uma profissional muito melhor depois de ter participado do curso", destacou.

Também foram entregues os certificados de cursos de formação continuada para mais de 30 profissionais da educação que atuam na Diretoria Regional de Educação de Palmas. A professora Valdelice Vasconcelos da Silva, da Escola Estadual Frederico Neto, recebeu seu certificado. "Participei de uma formação sobre a BNCC [Base Nacional Comum Curricular] e foi uma oportunidade de aperfeiçoamento que refletirá na minha atuação dentro da escola", ressaltou.