Home 20/09/2019 - 18:02 - Guilherme Gandara/Governo do Tocantins

Estudantes mostram criatividade em Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia

O projeto das estudantes do Colégio Estadual Padrão visa diminuir o consumo de plástico em Brejinho de Nazaré O projeto das estudantes do Colégio Estadual Padrão visa diminuir o consumo de plástico em Brejinho de Nazaré - Marcio Vieira/Governo do Tocantins
O projeto ‘Vassoura Inteligente’ facilita as atividades domésticas O projeto ‘Vassoura Inteligente’ facilita as atividades domésticas - Marcio Vieira/Governo do Tocantins
'Extintor de incêndio automático para carros’ é uma iniciativa que pode salvar vidas 'Extintor de incêndio automático para carros’ é uma iniciativa que pode salvar vidas - Marcio Vieira/Governo do Tocantins
Maria de Lourdes Leôncio Macedo pontuou que a Feira é uma oportunidade de exposição dos talentos dos estudantes Maria de Lourdes Leôncio Macedo pontuou que a Feira é uma oportunidade de exposição dos talentos dos estudantes - Marcio Vieira/Governo do Tocantins

Estudantes de escolas da rede estadual apresentaram projetos durante a Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia (Fecit), realizada em Palmas, até o dia 21 de setembro. As ideias mostram a criatividade dos estudantes no desenvolvimento de ações voltadas para a melhoria de questões socioambientais, de segurança e outras temáticas.

Projeto do Colégio Militar Unidade II, de Palmas, 'Extintor de incêndio automático para carros’ é uma iniciativa que pode salvar vidas, conforme explicou o estudante Jodacy Neres. “Automatizamos o sistema de extintores de incêndio dos automóveis. Com o auxílio de sensores, a ideia é que em casos de incêndio no carro, o motorista não se preocupe em apagar o fogo e que o sistema desenvolvido faça isso”, detalhou.

Outra ideia inovadora é a dos estudantes do Colégio Estadual Olavo Bilac, de Sucupira. Os estudantes Gustavo Vieira, Ana Luiza Pimenta e Anna Clara Lacerda desenvolveram uma vassoura para auxiliar na limpeza da escola. “O projeto Vassoura Inteligente facilita as atividades, ajuda a ter uma postura adequada e foi pensado para contribuir com a unidade escolar”, frisou Anna Clara Lacerda.

Sustentabilidade e empreendedorismo

Visando diminuir o consumo de plástico em Brejinho de Nazaré, três estudantes do Colégio Estadual Padrão idealizam o projeto ‘Empreendedorismo: Um mundo de possibilidades’. Danielly Loise Ramalho contou como os produtos sustentáveis são confeccionados. “Reutilizamos óleo para fazer sabão e vela, retalhos para tapetes, além de sacolinhas de tecido, para que o consumo de plástico diminua”, destacou.

São diversas ideias criativas apresentadas na Fecit. Da rede estadual de ensino, participam a Escola Estadual Padrão, de Brejinho de Nazaré; Escola Família Agrícola, de Porto Nacional; CEM Tiradentes, CEM Taquaralto, Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto e Colégio da Polícia Militar, de Palmas.  

Maria de Lourdes Leôncio Macedo, superintendente de Educação Científica, Tecnológica e Profissional, pontuou que a Feira é uma oportunidade de exposição dos talentos dos estudantes. “As amostras dos estudantes evidenciam que eles são criativos e determinados. A feira é uma porta que se abre para que a sociedade veja o intelecto criativo deles”, finalizou.

A feira

A Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia (Fecit) abrange desde alunos da Educação Infantil até a Educação para Jovens e Adultos, de unidades educacionais das redes pública e privada de ensino. A programação conta com apresentações de projetos de estudantes, oficinas e palestras, e a Feira segue até o próximo sábado, 21, quando haverá a premiação dos melhores projetos, às 19 horas, no Ceulp/Ulbra.