Home 11/02/2020 - 12:05 - Cláudio Paixão/Governo do Tocantins

Educação realiza pré-seleção para levar professores de inglês da rede pública de ensino para os Estados Unidos

Professores de língua inglesa podem participar de programa nos Estados Unidos  Professores de língua inglesa podem participar de programa nos Estados Unidos - Marcio Vieira/Governo do Tocantins

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) está realizando pré-seleção de professores de Língua Inglesa da rede pública de ensino que têm interesse em participar do processo seletivo da edição 2020-2021 do programa Fulbright Distinguished Awards in Teaching Program for International Teachers (DAI).

O programa tem por finalidade levar professores de inglês da rede pública de ensino para os Estados Unidos para realizar projetos individuais ou em grupo, auditar cursos para desenvolvimento profissional em uma universidade anfitriã, além de observar e compartilhar seus conhecimentos com educadores e alunos, tanto da universidade que os receberá, quanto das escolas primárias e secundárias locais.

O DAI tem duração de um semestre acadêmico e inclui aulas e treinamento intensivo em metodologias de ensino, planejamento de aula, estratégias de ensino, liderança, e também no uso de tecnologias em educação. As atividades nos Estados Unidos acontecerão de janeiro a maio de 2021, e incluirão também estágio supervisionado em escola de ensino médio para que os participantes do programa tenham a oportunidade de interagir e praticar seus novos conhecimentos com colegas de profissão e alunos nos Estados Unidos.

Os requisitos necessários para participar do processo seletivo desta edição são: ser professor efetivo de Língua Inglesa do ensino médio; ser professor ativo, com dedicação exclusiva e estágio probatório concluído no ensino médio regular da rede pública estadual e/ou municipal; dispender atualmente no mínimo de 50% do tempo de sua carga de trabalho em sala de aula lecionando Língua Inglesa na rede pública de ensino médio regular; possuir Licenciatura em Língua Inglesa, com conclusão após 31 de dezembro de 2008.

Também são requisitos para participar do processo seletivo: ter, no mínimo, cinco anos de prática de ensino de inglês após a conclusão da Licenciatura em Letras/Inglês; será dada prioridade a candidatos com pouca ou nenhuma experiência acadêmica e/ou profissional no exterior; ter proficiência em inglês; ter cidadania brasileira não cumulada com cidadania norte-americana. Os educadores que participaram do Programa de Líderes Internacionais em Educação (Ilep) e versões anteriores do Fulbright DAI não são elegíveis para essa chamada.

O professor que preencher os requisitos e tiver interesse para a candidatura tem até o dia 18 de fevereiro de 2020 para enviar os documentos necessários à Gerência de Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes pelo e-mail gerenciaensinomedio@seduc.to.gov.br, aos cuidados da técnica Alessandra Oliveira Quirino Chiarioni, responsável pela coordenação do programa nesta secretaria.

Para mais informações sobre o Programa Fulbright DAI, os interessados devem entrar em contato com o assessor de Língua Inglesa da Diretoria Regional de Educação (DRE) ou acessar: https://www.irex.org/project/fulbright-distinguished-awards-teaching-program-international-teachers-fulbright-dai.