Home 12/02/2020 - 11:48 - Cláudio Paixão/Governo do Tocantins

Toca Pra Praça mobiliza servidores da Educação em ações voltadas para a solidariedade

Equipe do Hemocentro orienta servidores da Seduc nesta quarta-feira, 12, e na quinta-feira, 13 Equipe do Hemocentro orienta servidores da Seduc nesta quarta-feira, 12, e na quinta-feira, 13 - Elias Oliveira/Governo do Tocantins
Servidores da Seduc recebem orientações sobre doação de sangue e de medula óssea Servidores da Seduc recebem orientações sobre doação de sangue e de medula óssea - Elias Oliveira/Governo do Tocantins

As ações do projeto ‘Toca Pra Praça’ vão além da folia promovida pelas entidades parceiras na Praça dos Girassóis, no centro de Palmas. Enquanto a animação dos blocos e grupos artísticos não toma conta dos foliões, a solidariedade dita o ritmo do carnaval na Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc).

A Pasta realiza nesta quarta-feira, 12, e na quinta-feira, 13, orientações sobre doação de sangue e medula óssea, cujos estoques no Hemocentro ficam muito baixos no período do carnaval. A ação segue até sábado, 15, data marcada para a festa, e também para o recebimento de mochilas e outros materiais escolares doados pelos servidores da Educação.

De acordo com a superintendente de Educação Básica da Seduc, Amanda Pereira Costa, a ideia da campanha nasceu com a proposta de promover um momento de integração dos servidores da Pasta e despertar o espírito de solidariedade.

“O carnaval é uma época em que cresce a demanda por doadores de sangue e medula óssea. Desse modo, estamos recebendo a equipe que está trazendo as orientações referentes a todo esse processo de doação. Além disso, no início de ano, muitos pais trocam os materiais dos filhos, e o material que seria descartado pode ser utilizado por outras pessoas”, pontuou.   

A superintendente destacou ainda a alegria compartilhada nessa época do ano e frisou que as doações de material escolar serão recebidas em todos os anexos da Seduc. “Teremos a alegria dos blocos, dos grupos e foliões, mas também estamos propondo que essa alegria seja compartilhada entre as pessoas que precisam de uma doação de sangue, que precisam da doação de material escolar. Lembrando que a doação de material escolar pode ser tanto de itens novos quanto usados, especialmente as mochilas que, muitas vezes, são trocadas em ótimo estado”, completou.

Conforme a assistente social captadora de doadores do Hemocentro, que está realizando as orientações com os profissionais da Seduc, a iniciativa é de fundamental importância para garantir um bom estoque de doação e um cadastro significativo de doadores de medula óssea. “Estamos desmitificando alguns mitos, principalmente relacionado à doação da medula óssea, que muita gente acredita que é um procedimento evasivo e não é. O carnaval é uma época em que a demanda por doadores de sangue cresce e, por isso, contamos com a solidariedade de cada um”, ressaltou Márcia Cristina Andrade Negreiros.  

Toca Pra Praça

O Toca Pra Praça é uma realização do Instituto Cidadania Amazônia, com apoio do Governo do Estado, por meio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc).

A primeira edição do pré-carnaval será realizada na Praça dos Girassóis, no próximo sábado, 15.  A programação terá início a partir das 15h com a tradicional matinê, que segue até as 18h. A partir daí, começará a folia com bandas musicais tocando todos os ritmos típicos do carnaval até a madrugada.