Home 13/02/2020 - 17:37 - Abrão de Sousa/ Governo do Tocantins

Coordenadores pedagógicos das escolas de Palmas participam de formação sobre projeto de vida e metodologias ativas

Formação sobre elaboração de projeto de vida e metodologias ativas Formação sobre elaboração de projeto de vida e metodologias ativas - Marcio Vieira / Governo do Tocantins
Aline Teixeira Santos conta que a formação vai contribuir para o desenvolvimento das atividades pedagógicas da escola Aline Teixeira Santos conta que a formação vai contribuir para o desenvolvimento das atividades pedagógicas da escola - Marcio Vieira / Governo do Tocantins
Equipe formadora da DRE em formação para coordenadores pedagógicos Equipe formadora da DRE em formação para coordenadores pedagógicos - Marcio Vieira / Governo do Tocantins

A Diretoria Regional de Educação (DRE) de Palmas, por meio da sua Equipe Pedagógica, realizou entre os dias 12 e 13 de fevereiro, em Palmas, a formação continuada para os coordenadores pedagógicos das escolas jurisdicionadas a esta  DRE.

Entre os temas tratados destacaram-se “Projeto de Vida” e “Metodologias Ativas”, com o objetivo de apoiar os coordenadores pedagógicos e professores no que se refere ao trabalho de construção do Projeto de Vida dos discentes, de modo a possibilitar o desenvolvimento do aluno autônomo, solidário e competente.

Outro objetivo também é compreender o Projeto de Vida como eixo central da educação integral e apresentar metodologias que permitam ao professor trabalhar de forma estruturada e intencional, visando à autonomia dos estudantes, por meio do desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais.

As Metodologias Ativas de Aprendizagem são um processo amplo que possui como característica principal a inserção do estudante como agente responsável pela sua aprendizagem. Dessa forma, espera-se proporcionar suporte ao trabalho do professor, embasado no Documento Curricular do Tocantins (DCT).

Conforme Aline Teixeira Santos, coordenadora pedagógica na Escola Estadual Salmon do Amaral Brito, de Lagoa do Tocantins, a formação superou suas expectativas. “A formação vai contribuir para o desenvolvimento das atividades pedagógicas da escola. As atividades práticas, principalmente no que se refere às metodologias ativas, tiveram as metodologias bem atrativas, o que proporcionou melhoria do meu conhecimento e nova forma de perceber as coisas”, destacou.