Coronavírus 15/04/2020 - 11:37 - Cláudio Paixão/Governo do Tocantins

Governo do Tocantins já entregou quase 90 mil kits de alimentos e higiene pessoal a estudantes da rede estadual

Mãe de aluno recebe kit de alimentação e higiene pessoal em Tocantinópolis Mãe de aluno recebe kit de alimentação e higiene pessoal em Tocantinópolis - Marcio Vieira / Governo do Tocantins
Em Araguatins, kits montados para distribuição na Escola Estadual Aldinar Gonçalves Carvalho Em Araguatins, kits montados para distribuição na Escola Estadual Aldinar Gonçalves Carvalho - Marcio Vieira / Governo do Tocantins
Secretária Adriana Aguiar entrega kit a aluno da Escola Estadual Vicente Carlos, de Buriti Secretária Adriana Aguiar entrega kit a aluno da Escola Estadual Vicente Carlos, de Buriti - Marcio Vieira / Governo do Tocantins

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), iniciou a distribuição de kits de alimentos e de materiais de higiene pessoal para os estudantes da rede estadual de ensino no final de março e, em 20 dias, já entregou 88.955 kits nas escolas estaduais de 79 municípios tocantinenses.

Do total de kits entregues nas unidades de ensino, 75.403 já chegaram aos seus destinatários. O objetivo da ação é manter o equilíbrio alimentar dos estudantes durante o período em que as unidades de ensino estão fechadas em função da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Regionais

O investimento inicial é de cerca de R$ 10 milhões, com recursos próprios do tesouro estadual, para a aquisição de alimentos não perecíveis. Além disso, por meio de parceria entre o Governo do Tocantins e a Colgate do Brasil, foram doados itens de higiene pessoal que compõem os kits que serão entregues aos cerca de 157 mil estudantes matriculados nas unidades de ensino da rede estadual, conforme explicou a titular da Seduc, Adriana Aguiar, que tem acompanhado de perto a entrega dos alimentos e produtos de higiene pessoal.

“Estamos trabalhando de forma intensa para atender aos estudantes da rede estadual de todos os municípios o mais rápido possível. Já atendemos, por exemplo, as duas diretorias que integram os municípios da região do Bico do Papagaio: Tocantinópolis e Araguatins, onde todas as unidades de ensino já estão distribuindo os alimentos e os produtos de higiene”, destacou.

Além de Tocantinópolis e Araguatins, os kits de alimentos e de produtos de higiene já chegaram a todas as unidades de ensino dos municípios que integram as Diretorias Regionais de Educação (DRE) de Arraias, Gurupi e Porto Nacional. Atualmente, as entregas estão ocorrendo nos municípios das DREs de Araguaína, Palmas e Miracema.

Adriana Aguiar explicou que o Governo do Estado tem trabalhado de forma intensiva. “Desde que a entregas iniciaram, não paramos um dia e, isso, tem garantido que os kits cheguem a alguns municípios que ficam em áreas distantes da capital e, até o final desta semana, atenderemos a todas as unidades de ensino das comunidades indígenas”, ressaltou.

Os kits já foram entregues nas unidades de ensino indígenas das Diretorias Regionais de Tocantinópolis, Araguaína e Gurupi, e também já estão sendo distribuídos para os estudantes. Nesta semana, além da Regional de Miracema, onde se concentra o maior número de estudantes indígenas, 1.640, os alimentos e produtos de higiene chegarão às Diretorias de Paraíso do Tocantins e de Pedro Afonso. No total, o Tocantins conta com 6.221 estudantes indígenas, atendidos em suas respectivas comunidades.

Kits

Os kits de alimentos são compostos pelos seguintes itens: 5 kg de arroz, açúcar, sal, óleo, macarrão, feijão, flocão de arroz, sardinha, extrato de tomate e bolacha. Além disso, também estão sendo entregues kits de higiene, contendo escova de dente, creme dental e sabonete, recebido gratuitamente pelo Governo do Estado da multinacional Colgate. Também constam materiais de orientação de prevenção ao coronavírus e de higiene.