Home 24/04/2020 - 11:30 - Cláudio Paixão/Governo do Tocantins

Kits de alimentos garantem segurança alimentar para estudantes da rede estadual de ensino

Raimunda Pereira dos Santos é responsável pelo neto que está matriculado na Escola Cívico Militar Maria dos Reis Alves Barros, ela comemorou a chegada dos kits Raimunda Pereira dos Santos é responsável pelo neto que está matriculado na Escola Cívico Militar Maria dos Reis Alves Barros, ela comemorou a chegada dos kits - Marcio Vieira/Governo do Tocantins
O estudante Paulo Ricardo Rodrigues Silva destacou a importância dos kits na sua rotina durante a pandemia O estudante Paulo Ricardo Rodrigues Silva destacou a importância dos kits na sua rotina durante a pandemia - Marcio Vieira/Governo do Tocantins
A titular da Seduc, Adriana Aguiar, vem acompanhando a entrega dos kits em todas as Regionais A titular da Seduc, Adriana Aguiar, vem acompanhando a entrega dos kits em todas as Regionais - Marcio Vieira/Governo do Tocantins
Na Regional de Palmas, são mais de 23 mil estudantes beneficiados com a entrega dos kits Na Regional de Palmas, são mais de 23 mil estudantes beneficiados com a entrega dos kits - Marcio Vieira/Governo do Tocantins

Os kits de alimentos e higiene pessoal já foram entregues nas unidades de ensino de oito Diretorias Regionais de Educação (DREs). Nesta semana, as entregas estão sendo realizadas na Regional de Palmas. “Não ajuda pouco, ajuda é muito! É um complemento muito bom. Com os meninos em casa, as despesas aumentaram bastante”, comemorou Raimunda Pereira dos Santos, que é responsável pelo neto que está matriculado na Escola Cívico Militar Maria dos Reis Alves Barros, em Palmas.

Com a pandemia do coronavírus, os estudantes tiveram suas rotinas completamente alteradas. Paulo Ricardo Rodrigues Silva está matriculado na 3ª série, no Centro de Ensino Médio Santa Rita de Cassia, e fala das principais mudanças que aconteceram em sua rotina. “Antes eu trabalhava como garçom em uma lanchonete e também tínhamos a alimentação escolar. Agora não estou trabalhando e nem tem a merenda. Esses kits estão sendo entregues em uma boa hora!”, ressaltou.

A distribuição dos kits é uma iniciativa do Governo do Estado que está sendo desenvolvida por meio da Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). Até agora já foram entregues, nas unidades de ensino, 108.844 kits de alimentos e de higiene pessoal, atendendo a oito regionais de Educação, sendo: Araguaína, Araguatins, Arraias, Gurupi, Miracema, Pedro Afonso, Porto Nacional e Tocantinópolis.

Em Paraíso do Tocantins, as escolas da área indígena já foram contempladas, e as demais unidades receberão os alimentos nos próximos dias, assim como as escolas das DREs de Colinas, Guaraí e Dianópolis. Na Regional de Palmas, os alimentos e os materiais de higiene pessoal já foram entregues em Aparecida do Rio Negro, Lagoa do Tocantins, Novo Acordo, São Félix do Tocantins, Mateiros e Santa Tereza do Tocantins. Nos próximos dias, as entregas também ocorrerão nos municípios de Lajeado e Rio Sono.

A titular da Seduc, Adriana Aguiar, que nesta semana está acompanhando a entrega dos kits em Palmas, reforçou que a iniciativa é uma preocupação do Governo do Estado com os estudantes. “Ao todo, vamos entregar 157 mil kits, para atendermos cem por cento dos estudantes da rede estadual de ensino. É uma ação proposta pelo Governador Mauro Carlesse com o objetivo de garantir a segurança alimentar dos estudantes. Funciona como uma substituição à merenda escolar, durante esse período em que as aulas estão suspensas em função da pandemia”, destacou.   

Palmas

A entrega dos kits, em Palmas, já ocorreu na escola Estadual Liberdade, no Centro de Ensino Médio Santa Rita de Cássia, na Escola Estadual Santa Fé, na Escola João Paulo II, na Escola Girassol de Tempo Integral Vila União, na Escola Estadual Rural Entre Rios, na Escola Cívico Militar Maria dos Reis Alves Barros e na Escola Estadual Beira Rio. Nesta sexta-feira, 24, a entrega dos kits inicia no Centro de Ensino Médio Taquaralto, na Escola Estadual Vale do Sol e no Colégio Estadual Duque de Caxias. Apenas na Diretoria Regional de Palmas serão mais de 23 mil estudantes atendidos.