Coronavírus 06/04/2020 - 14:54 - Guilherme Gandara/Governo do Tocantins

Estudantes do sudeste do Tocantins recebem kits de alimentação e higiene

Dona Palmira Rodrigues de Almeida retirou o kit do neto Frederico Joaquim e frisou que os kits são importantes para garantir alimentação de muitos estudantes Dona Palmira Rodrigues de Almeida retirou o kit do neto Frederico Joaquim e frisou que os kits são importantes para garantir alimentação de muitos estudantes - Esequias Araújo/Governo do Tocantins
Os responsáveis pelos estudantes começaram a retirar os kits nas unidades escolares Os responsáveis pelos estudantes começaram a retirar os kits nas unidades escolares - Esequias Araújo/Governo do Tocantins
Damiana Pereira Coelho contou que o auxílio veio no momento certo Damiana Pereira Coelho contou que o auxílio veio no momento certo - Esequias Araújo/Governo do Tocantins
Marizete Moreira tem três filhos no Colégio João D’Abreu e falou a importância do kit para ela e os filhos neste período Marizete Moreira tem três filhos no Colégio João D’Abreu e falou a importância do kit para ela e os filhos neste período - Esequias Araújo/Governo do Tocantins

Os estudantes das escolas estaduais pertencentes à Diretoria Regional de Educação (DRE) de Arraias, no sudeste do Estado, começaram a receber os kits de alimentos e de produtos de higiene pessoal no último fim de semana. Com início na sexta-feira, 3, cada equipe escolar se organizou para atender aos pais e estudantes, seguindo as recomendações de proteção individual com uso de máscaras, luvas e  álcool em gel.

Em toda a Regional são mais de 4.500 kits entregues em 17 unidades escolares, nos municípios de Aurora do Tocantins, Lavandeira, Combinado, Novo Alegre, Arraias e Paranã destinados aos estudantes matriculados na rede estadual.

A iniciativa é fruto de uma ação do Governo do Estado destinada aos estudantes da rede estadual, nos 139 municípios tocantinenses. Mais de R$ 6 milhões foram investidos para a aquisição de 157 mil kits de alimentos para serem distribuídos a todos os alunos das escolas estaduais. A ação desenvolvida por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), por ocasião da pandemia do Covid-19, tem como foco principal manter o equilíbrio alimentar dos estudantes. 

Famílias

Em Novo Alegre, os responsáveis pelos alunos, retiraram os kits no Colégio Estadual João D'Abreu. Dona Marizete Moreira tem três filhos que estudam na unidade de ensino. Para ela e a família, a iniciativa foi importante. "Eu sou pai e mãe dos meus filhos e estávamos precisando destes kits neste momento. Vai fazer uma grande diferença nas próximas semanas", frisou.

Em Paranã, a Escola Estadual Euclides Bezerra Gerais organizou a entrega em horários específicos para cada turma, para evitar aglomeração. A dona de casa Damiana Pereira Coelho, mãe de estudantes da unidade escolar, retirou os kits no sábado, 4, e revelou que será um grande auxílio. "Neste momento que estamos vivendo, o pai dos meus filhos está desempregado e isso afetou na renda que recebemos. Esses kits estão vindo na hora que precisamos e com certeza vai ajudar bastante lá em casa", pontuou.

Dona Palmira Rodrigues de Almeida é avó de Frederico Joaquim Rodrigues, do 7º ano do ensino fundamental, no Colégio Estadual Lavandeira. Ela reforçou que os kits são importantes para garantir alimentação dos estudantes. "O lanche da escola, muitas vezes é uma refeição principal para os alunos, não só aqui, mas em diversas cidades. Esse gesto é necessário para que a população tenha uma garantia de alimentação neste período", frisou.

Os kits continuam sendo entregues nas escolas da DRE de Arraias. A previsão é que até a próxima quarta, 8, todos os estudantes já tenham recebido os alimentos.

Confira a lista de escolas que receberam: http://bit.ly/Kits_Escolas_