Home 19/05/2020 - 17:20 - Guilherme Gandara/Governo do Tocantins

Abertas inscrições para a 7ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã

As inscrições podem ser feitas somente pelo site até o dia 10 de agosto As inscrições podem ser feitas somente pelo site até o dia 10 de agosto - Guilherme Gandara/Governo do Tocantins

Para contribuir com a formação de cidadãos capazes de interpretar soluções, lidar com as mudanças do contexto e contribuir para avanços da sociedade, estão abertas as inscrições para a 7ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã. A iniciativa é voltada para o ensino por projetos, valorizando a investigação científica e o pensamento crítico, e irá premiar estudantes e professores. As inscrições podem ser feitas somente pelo site  www.respostasparaoamanha.com.br e não há limites de projetos por professor e por escola.

Os projetos, orientados por professores e desenvolvidos por estudantes do ensino médio da rede pública, em equipes de 3 a 5 estudantes, devem enfatizar o ensino das ciências da natureza e da matemática para identificar demandas reais e apresentar as melhores soluções. Para participar, basta o professor informar seus dados, da escola e indicar a equipe participante e a ideia de projeto até 10 de agosto.

20 semifinalistas receberão mentorias on-line, no mês de setembro, para o desenvolvimento do projeto; e os 10 finalistas no mês de outubro, para o desenvolvimento do protótipo.

Premiação

Serão selecionados projetos 20 semifinalistas que, no mês de setembro, receberão mentorias on-line para o desenvolvimento do projeto. Cada professor orientador e até dois professores parceiros serão contemplados com um notebook Samsung.  Depois serão selecionados os 10 projetos finalistas que participarão de um Intercâmbio Científico-Cultural, em São Paulo, para apresentação de seus projetos na I Mostra Respostas para o Amanhã.

Já os estudantes vencedores nacionais recebem em primeiro lugar, um smartphone Samsung; em segundo lugar, um notebook Samsung; e em terceiro, um tablet Samsung. As escolas dos três projetos eleitos pelo público serão contempladas com o troféu “Projeto Vencedor pelo Júri Popular”.

Todo o cronograma está disponível no site do Prêmio.

Sobre o Prêmio

O certame busca estimular e divulgar projetos de investigação científica e/ou tecnológica desenvolvidos por estudantes do ensino médio da rede pública de ensino. Com foco na abordagem STEM para o ensino de Ciências, uma tendência em vários países do mundo, os projetos são desenvolvidos com base no diálogo entre as Ciências e a Tecnologia, Engenharia e Matemática, em busca de soluções para determinado desafio ou problema real.

Realizado desde 2014 em vários países da América Latina, é uma iniciativa da Samsung com coordenação geral do CENPEC Educação e parceria da UNESCO, Reduca, OEI e Consed.

Alinhado às competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Prêmio desafia professores e estudantes a mostrarem como aplicar a abordagem STEM na criação de soluções inovadoras para problemas reais, sejam locais ou globais.