Home 21/05/2020 - 11:11 - Cláudio Paixão/Governo do Tocantins

Gestores escolares devem realizar cadastro para ter acesso aos resultados do Saeb 2019

O Saeb tem como principal objetivo realizar um diagnóstico do sistema educacional brasileiro O Saeb tem como principal objetivo realizar um diagnóstico do sistema educacional brasileiro - Elias Oliveira/Governo do Tocantins

As inscrições dos diretores escolares para terem acesso aos resultados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2019, no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), estão abertas. O acesso aos resultados preliminares estará disponivél para os gestores no domingo, 31.

Para realizar as inscrições no portal (Saeb-Inep), os diretores devem acessar o link: http://saeb.inep.gov.br/saeb/. No endereço eletrônico, além do espaço para cadastro, está disponível um guia de orientações. Em caso de dúvidas referentes ao cadastro, encaminhe um e-mail para sistemasaeb@inep.gov.br.

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) também conta com um canal de orientações para os gestores que necessitem de algum exclarecimento no momento da inscrição no portal: gaa@seduc.to.gov.br.

Conforme o cronograma do Saeb 2019, as inscrições dos representantes legais das unidades de ensino podem ser realizadas até o dia 15 de junho, mas quanto antes o gestor se inscrever, maior a garantia de acesso às etapas seguintes do processo, como a interposição de recursos.

A divulgação dos resultados do Saeb é dividida em três etapas: divulgação preliminar, interposição de recursos e divulgação dos resultados finais. O resultado preliminar é uma etapa restrita aos representantes legais das unidades escolares por meio de sistema eletrônico do Inep.

Após a divulgação do resultado preliminar, que será disponibilizado no dia 31 de maio de 2020, os representantes legais terão o prazo de 15 dias corridos para interpor recurso aos resultados, ou seja, até 15 de junho de 2020. Após a análise dos recursos, o resultado final será divulgado ao público até 31 de agosto de 2020.