Home 22/05/2020 - 10:03 - Guilherme Gandara/Governo do Tocantins

Grupo de estudos incentiva estudantes de Porto Nacional a manter foco no ingresso no ensino superior

A equipe escolar criou um grupo para troca de mensagens entre os professores, diretora, coordenadores e alunos, focadas no Enem e vestibulares A equipe escolar criou um grupo para troca de mensagens entre os professores, diretora, coordenadores e alunos, focadas no Enem e vestibulares - Seduc / Governo do Tocantins

Os estudantes do ensino médio do Colégio Estadual Angélica Ribeiro Aranha, de Porto Nacional, estão a todo vapor nos estudos e focados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020. Trata-se da ação ‘Laços em Tempo de Pandemia: Projeto Quero Ser Universitário’, desenvolvida pela equipe escolar, que visa oportunizar processos educativos de preparação para o Exame, além de instruções sobre as condições para a ingresso e permeância na Universidade.

A equipe escolar criou um grupo numa rede social de troca de mensagens, acessível, com os professores, diretora, coordenadores e alunos para encaminhamento de atividades e sugestões focadas no Enem e vestibulares. Os conteúdos são reforçados e guiados pelo material do Programa #ToNoEnem, da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) que neste ano traz a campanha ‘TO de casa NO ENEM’.

Um dos responsáveis, professor Rafael Machado Santana frisou que com a ajuda dos recursos digitais, os professores estão conseguindo se aproximar e ajudar os discentes no que é possível e que o foco da ação é a permanência dos estudantes na universidade.

“Além de conteúdos disponibilizados com o #TOnoEnem, estamos propiciando a escuta, o diálogo e sugestões para colaborar na escolha do futuro de nossos alunos. A aprendizagem não é a única ou principal responsável na dificuldade de acesso ao ensino superior, mas também a falta de instrução para escolha do curso, da universidade. O crucial nesse projeto seria apresentar a realidade do acesso e da permanência no ensino superior”.

São realizadas diversas atividades com orientações sobre organização de rotina de estudos; links com roteiros, sugestões, textos e vídeos motivacionais, além de abordar foco, determinação, realização dos sonhos e mudanças. Os professores também gravam vídeos para tirar dúvidas e abordam a importância do protagonismo juvenil e da autonomia em tempos de pandemia e adversidades.

Foco no futuro

Estudante da 3ª série, Thalles Rodrigues de Assis contou que tem o sonho de ser universitário e que as alternativas adotadas para estudos têm o ajudado a manter o ritmo.  “Quando suspenderam as aulas fiquei triste por não ter o conteúdo que possivelmente poderia cair na prova do Enem. Tive a ideia de estudar com vídeoaulas pelo YouTube, porém não sabia realmente o que estava fazendo, só queria começar a me preparar com rapidez. E com essa iniciativa, os conteúdos do #ToNoEnem, ficou mais fácil estudar o que pode vir a cair na prova, criando um cronograma de estudos”.

Já a estudante Villeny Alves Silva destacou que é importante se comunicar com os professores, mesmo sem aulas presenciais.  “A ansiedade reina neste período que estamos dentro de casa, mas esse método criativo foi essencial para nos manter focados no Enem e também nos nossos estudos. Eu estou adorando cada dica e conteúdo que eles nos mandam”, finalizou.

Inscrições #TOnoEnem

Na última quarta-feira, o Governo do Tocantins, por meio da Seduc, abriu nova etapa de inscrições para a campanha ‘TO de casa NO ENEM’. Para participar, basta que o estudante acesse o site da Seduc, selecione o link correspondente à sua Regional de Ensino e preencha a ficha informando qual o formato ele acessará o conteúdo: digital ou impresso. Aqueles que não possuem acesso à internet podem se inscrever pelo telefone 0800-635050, ou na escola, com agendamento prévio para evitar aglomeração.