Home 30/07/2020 - 17:13 - Cláudio Paixão/Governo do Tocantins

Diretoria Regional de Educação de Tocantinópolis realiza formação sobre elaboração de relato de experiência

A formação on-line reuniu centenas de profissionais da educação A formação on-line reuniu centenas de profissionais da educação - Reprodução/Governo do Tocantins

A Diretoria Regional de Educação de Tocantinópolis realizou nesta quinta-feira, 30, formação direcionada aos gestores escolares, coordenadores pedagógicos e professores sobre o processo de laboração de relato de experiência – modalidade de texto proposta pelo Prêmio Gestão Escolar (PGE) 2020. A formação foi direcionada aos profissionais da rede estadual e municipal de ensino.

Mais de uma centena de pessoas participaram da formação. “A formatação dos relatos de experiência em conformidade com as normas da ABNT era um desafio que vinha sendo colocado pelos diretores que já estão elaborando os seus documentos para encaminhar para o Prêmio Gestão Escolar. A formação foi muito bem recebida e alcançamos profissionais que estão fora da DRE de Tocantinópolis”, ressaltou o diretor Regional de Educação de Tocantinópolis, Dorismar Carvalho de Sousa.

A formadora, que é coordenadora de Programas e Projetos do Colégio Dom Orione e mestranda em Letras pela Universidade Federal do Tocantins, Eveliny Almeida Feitosa Jácome, destacou como foi a formação realizada em ambiente on-line. “Foi um momento muito interessante em que esclarecemos as dúvidas e conhecemos muitas experiências interessantes que estão sendo desenvolvida nas escolas”, destacou.

Prêmio Gestão

O Prêmio Gestão é promovido pelo Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), em conjunto com a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e a com União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), e, neste ano, visa reconhecer práticas exitosas das escolas que, no momento de afastamento social, conseguiram encontrar soluções para o enfrentamento das dificuldades impostas pela pandemia.
Poderão se inscrever gestores e professores de escolas regulares de educação básica pública de qualquer etapa: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. As inscrições vão até o dia 15 de agosto.

Para participar, a equipe escolar deve preencher o cadastro da escola no site www.premiogestaoescolar.com.br, enviando relato de experiência sobre as soluções encontradas pela escola para a continuidade das atividades escolares durante o afastamento social. Além do relato, a escola deve cadastrar elementos que comprovem as ações, como vídeos e fotos, para enriquecer a sua proposta.

Uma das novidades deste ano é que serão premiados além do diretor escolar, o coordenador pedagógico e quatro professores das escolas selecionadas.